IPVA 2019 — O que é, Como Consultar, Tabela, Pagamento → VEJA

Possuir um veículo hoje em dia passou de ser uma questão de status e acabou se tornando uma necessidade para muitas pessoas só que não é tão simples como pensamos além de ter que comprar o carro ou moto, devemos pagar alguns impostos obrigatórios como o IPVA 2019.

O pagamento desses impostos e que nos dão  permissão para podermos  transitar nas ruas e estradas do país, sendo que cada uma dessas taxas que pagamos possui um intuito diferente.

Nesse artigo iremos focar sobre o IPVA, por está entre um dos mais importantes e ainda alguns condutores possuírem dúvidas sobre o assunto e aqui você será munido de informações para que não seja pego de surpresa ao sair com seu carro. Confira Agora!

O que é o IPVA 2019?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo que os  proprietários de automóveis de passeio ou utilitários, caminhonetes, motocicletas e similares, ônibus, caminhões, aeronaves e embarcações, devem pagar ao estado anualmente para que possam transitar com seus veículos pelas ruas.

IPVA 2019

Tendo como fato gerador a propriedade do veículo no 1º dia útil de janeiro de cada exercício. No entanto, tratando-se de veículo novo, considera-se ocorrido o fato gerador na data de sua aquisição.

O valor do IPVA 2019 é definido com base em alguns critérios básicos que variam de estado para estado. O cálculo do imposto a ser pago é feito a partir do valor venal do próprio veículo e da alíquota do imposto definido por cada estado.

As arrecadações com o imposto são investidos pelo governo estadual em obras de infraestrutura e melhoria na prestação de serviços públicos como os de saúde e educação.

Como consultar o IPVA?

IPVA 2019Muitos condutores possuem dúvidas no momento de realizar a consulta IPVA 2019, mas é bastante simples, sendo possível realizar em poucos minutos, pois essa informação você encontrará no site do Detran do seu estado.

Cada estado possui uma forma diferente de consultar o imposto mas será necessário os mesmos documentos para que você possa obter as informações.

Você também poderá optar por realizar a consulta pessoalmente através do atendimento presencial. Caso escolha realiza-lá através da internet confira a seguir os procedimentos:

  • Acesse o site do Detran do seu estado;
  • Informe a placa;
  • Informe número do Renavam.

Tabela IPVA

IPVA 2019Para que o condutor fique ciente de quando deverá realizar o pagamento do seu imposto, o Detran de cada estado todo ano lança um calendário para orientar as datas de vencimento dos veículos de acordo com a numeração que finaliza a placa.

É necessário que o proprietário fique atento a essas datas pois passando do prazo estipulado pelo governo trará consequências sérias para o condutor como multa e apreensão do veículo.

Para que você não passe por constrangimento e tenha que desembolsar mais algum valor, preste atenção nas datas divulgadas através da tabela IPVA 2019, que ficará disponível através do site do órgão no seu estado.

Como fazer o pagamento do IPVA?

IPVA 2019O pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deve ser realizado todo mês de janeiro, juntamente com o recolhimento do seguro obrigatório.

Essa etapa é bastante importante pois será o pagamento que irá te dar a permissão para poder circular com seu veículo pelas ruas, e para pagar o IPVA, basta procurar uma agência dos agentes arrecadadores credenciados e informar o número do RENAVAM contido no respectivo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O condutor poderá escolher fazer o  pagamento IPVA 2019  a vista ou a prazo, dependo da situação financeira do proprietário do veículo, lembrando que pagando de uma única vez o valor sofrerá descontos.


Vimos que é de extrema importância está com os seus impostos em dia, principalmente com o pagamento do IPVA, pois você terá sucesso para poder transitar e viajar com o seu veículo sem preocupações.

Nesse artigo você pode encontrar todas as informações necessárias para que você possa regularizar seu IPVA 2019 e andar com a documentação em dia, basta seguir as nossas dicas e  ficar de olho na data de vencimento do seu imposto.

Se ficou alguma dúvida pendente, não hesite em deixa-lá nos comentários, assim que possível iremos te retornar. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *