IPVA 2019 SP – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (São Paulo)

O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores, também denominado de IPVA 2019 SP cobrado todos os anos dos possuidores ou proprietários de veículos automotores no Estado de São Paulo.

IPVA 2019 SP

O pagamento do IPVA São Paulo é realizado por todos os proprietários e possuidores de veículos automotores após serem realizadas as devidas deduções estabelecidas por meio de Lei Federal.

IPVA 2019 SP

Após estas deduções, 40% (quarenta por cento) do valor é para o Estado de São Paulo, 40% (quarenta por cento) para o Município onde feito o emplacamento do veículo e os outros 20% (vinte por cento) é entregue para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação que investe nos serviços básicos como, saúde, segurança, educação, transporte, entre outros.

Leia Também:

Para ser obrigado a realizar o pagamento do IPVA 2019 SP é preciso ser proprietário ou possuir de um veículo automotor e ser domiciliado ou residente no Estado de São Paulo.

Inclusive, ocorre o fato gerados nas situações abaixo informadas:


01. Utilização do veículo no primeiro dia do ano, sendo o carro usado.


02. Na data em que for emitida a nota fiscal, caso seja um veículo novo. É considerado carro novo, aquele que ainda não saiu para o consumidor.


03. Na data em que houver a arrematação do veículo novo adquirido por meio de leilão.


04. Na data do desembaraço aduaneiro, no caso do veículo importado pelo consumidor diretamente do exterior.


05. Na data que houver a incorporação do veículo ao ativo permanente do importador, revendedor ou fabricante.


06. No dia que tiver havido a autorização na utilização do veículo não fabricado em série.


07. Na data de saída informada na Nota Fiscal referente a venda da carroceira quando tiver sido acoplada ao chassi para os veículos objeto de encarroçamento.


08. Para as empresas de locação de veículos: Sendo carro usado, há o fato gerador no primeiro dia do ano. Sendo carro registrado anteriormente em outro estado, haverá o fato gerador no dia que for locado ou disponibilizado para a locação. Na data da aquisição do veículo que será colocado para locação.


Consulta IPVA 2019 SP

Os motoristas que gostam de estar sempre informados quanto à situação de seu veículo e os débitos pendentes, devem realizar, com uma boa frequência, a Consulta IPVA SP através do site da Secretaria de Estado de Fazenda de São Paulo. É um procedimento muito simples e você finaliza em poucos segundos.

Entenda melhor no passo a passo a seguir:

IPVA 2019 SP


Passo 01: Primeiro você deverá acessar o site do Sefaz SP através do endereço www.fazenda.sp.gov.br. Agora aguarde o carregamento da página.


Passo 02: Após o redirecionamento, você poderá visualizar a opção de consulta de veículos. Preencha os campos em branco com os documentos solicitados (Placa/Renavam).


Passo 03: Após preencher o campo “Não sou um robô”, basta clicar em “Consultar” para finalizar o procedimento.


Muito simples não é mesmo? Caso possua alguma pendência com o seu veículo, resolva o mais rápido possível para manter o mesmo devidamente regularizado.

Valor do IPVA 2019 SP

A base de cálculo para o pagamento do valor IPVA 2019 SP é de acordo com a situação de cada veículo, conforme abaixo demonstrado:


Veículo usado – A base de cálculo será o valor venal do veículo, ou seja, o preço médio do veículo no mercado. Normalmente este valor é divulgado pela Secretaria da Fazenda por meio de publicação no Diário Oficial.


Veículo novo – A base de cálculo será o valor constante na nota fiscal recebida quando feita a compra do veículo.


Veículo novo arrematado no leilão – O valor venal será o montante da arrematação, com o acréscimo dos tributos que incidiram na arrematação e todas as despesas cobradas ou debitadas do arrematante.


Boleto IPVA 2019 SP

IPVA 2019 SPO pagamento do IPVA São Paulo para os veículos novos dever ser realizados por meio do GRD, ou seja, Guia de Regularização de Débitos.

Já os veículos usados podem obter desconto para realizar o pagamento, desde que pague o boleto IPVA SP até a data do vencimento, conforme datas que deverão ser verificadas no site www.fazenda.sp.gov.br, de acordo com o final da placa.

Leia Também:

Ademais, o pagamento do boleto IPVA 2019 SP pode ser realizado em diversos bancos autorizados, havendo a necessidade de ter em mãos o código do RENAVAM, assim como também nas casas lotéricas.


Pagamento realizado em atraso – Ao realizar o pagamento até a data do vencimento, estará evitando:

Juros de mora: A taxa aplicada é a SELIC (Sistema de Liquidação e Custódia). Com isso, é cobrado os juros a partir do primeiro dia de atraso até o dia anterior ao pagamento.  A taxa é de 1% (um por cento).

Multa de mora: Será equivalente 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por cada dia de atraso. A multa é calculada a partir do primeiro dia de atraso até a data do pagamento.  Além disso, há um limite para a multa que é de 20% (vinte por cento).


Pagamento de Imposto dos anos anteriores – Ao realizar o pagamento do IPVA do corrente ano, não está liquidando quaisquer débitos existentes dos anos anteriores. Além disso, se débitos houver, não conseguirá fazer o agendamento para realização da vistoria.

Portanto, é preciso estar em dia com o pagamento do IPVA, seja do corrente ano ou dos anos anteriores, pois só assim terá o licenciamento.


Dispensa de Pagamento – Existem situações que fazem com que haja a dispensa no pagamento do IPVA SP, que são aqueles casos que há o rompimento do vínculo entre o veículo e o proprietário.

Abaixo, listamos as hipóteses de dispensa de pagamento:

  • Baixa permanente
  • Furto ou roubo
  • Leilão do veículo como sucata
  • Questionamento de propriedade
  • Perdimento
  • Arresto
  • Sequestro
  • Apreensão judicial
  • Penhora
  • Desaparecimento ou perecimento do veículo