IPVA 2019 SC – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Santa Catarina)

O IPVA 2019 SC é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores que deve ser pago anualmente por todos aqueles que possuem a propriedade plena ou não de caminhões, ônibus, automóveis, micro-ônibus, jet-ski, lanchas, barcos, aviões, motocicletas.


Esta cobrança é realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda todos os anos e pode ser quitado por meio de diversos bancos, como Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Bancos conveniados, entre outros.

IPVA 2019 SC


É preciso realizar o pagamento todos os anos do IPVA Santa Catarina, justamente para que não tenha quaisquer problemas no decorrer do ano. Além disso, o pagamento do boleto IPVA não tem qualquer relação com consertos de rua, consertos ou colocação de sinais.

IPVA 2019 SC

Na verdade, trata-se de uma receita dos Municípios e Estados que costumam serem utilizadas na Administração do Estado ou Município, como despesas com segurança, educação, saneamento, saúde, entre outros.

Leia Também:

É preciso escolher a forma que pretende pagar o IPVA 2019 SC e imprimir o documento. Além disso, o pagamento deve ser realizado até o último dia de prazo, conforme o número final da placa do carro.

Inclusive, se o pagamento não for efetuado até a data do vencimento, haverá a necessidade de efetuar também o pagamento de juros de Selic e multa de 0,3% (três décimos por cento) ao dia, tendo como limite máximo de 20% (vinte por cento).

Consulta IPVA 2019 SC

A consulta IPVA SC de veículos é um procedimento muito importante para os motoristas que desejam saber a situação em que se encontra o seu automóvel. Através dela é possível conferir os débitos pendentes, como multas ou documentações a serem pagas. Todo o procedimento é feito através do site do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina.

Confira a seguir como realizá-la:

IPVA 2019 SC


Passo 01: O primeiro passo a ser dado é acessar o site do Detran SC por meio do seguinte endereço: www.detran.sc.gov.br. Agora aguarde a página carregar.


Passo 02: Após o carregamento, você poderá visualizar alguns campos de consulta logo abaixo da página. Informe a placa e o Renavam no campo de “Consulta de Veículos”.


Passo 03: Agora você poderá visualizar as informações relacionadas à seu veículo e saber se há algum débito pendente relacionado ao mesmo.


Depois de conferir as informações a respeito do seu carro ou moto, você estará ciente se precisa ou não fazer algum pagamento para manter o seu veículo regular novamente.

Alíquotas

O pagamento do IPVA 2019 SC, não quer dizer que inexiste débitos anteriores. Portanto, para que haja o CRLV, isto é Certificado de Licenciamento do Veículo, é preciso estar em dia com o pagamento do IPVA.

Confira a seguir as alíquotas determinadas para o IPVA Santa Catarina 2019:


Alíquota de 2% (dois por cento) – A aplicação desta alíquota é para os veículos utilitários e de passeio, seja de fabricação internacional ou nacional.


 

Alíquota de 1% (um por cento) – A aplicação desta alíquota é para os veículos que possuem duas rodas.  Além disso, o veículo deve ser de locadoras ou para transporte de cargas ou passageiros.

Esta alíquota é aplicada tanto para carros nacionais, quanto para estrangeiros.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Alíquota de 1% (um por cento) – A aplicação desta alíquota é para embarcações de qualquer tipo.


Alíquota de 1% (um por cento) – A aplicação desta alíquota é para veículos terrestres com fim de locação, propriedade de locadoras de veículos, assim como também para veículos arrendados.


Alíquota de 0,5% (cinco décimos por cento) – A aplicação desta alíquota é para aeronaves de qualquer tipo.


Valor do IPVA 2019 SC

IPVA 2019 SCO valor do IPVA Santa Catarina ficou mais barato que o do ano de 2017, tendo em vista que o valor venal do veículo automotor cai, com isso, o valor ficou 2,47% mais barato.

A porcentagem aplicada para os veículos com 03 (três) ou 02 (duas) rodas, transporte de carga ou de passageiro é de 1% (um por cento), já o de utilitários e passeio é de 2% (dois por cento).

O fato gerador para o pagamento do IPVA 2019 acontece todo dia 1º de janeiro de cada ano, mas isso é para aqueles veículos que foram adquiridos nos anos anteriores.

Para os carros novos, o fato gerador é a data da aquisição do veículo ou também na data em que houve o desembaraço aduaneiro, quando se tratar de veículos que foram importados. Além do proprietário do veículo, também é considerado responsável pela quitação do IPVA 2019 SC:


01. A pessoa que tiver adquirido o veículo automotor no que tange aos débitos anteriores, caso seja usado;


02. O possuidor direto ou fiduciante referindo-se ao objeto de alienação fiduciária em garantia;


03. No caso do arrendamento mercantil, o arrendatário no caso do veículo cedido.


Boleto IPVA 2019 SC

Para realizar o pagamento, o proprietário ou possuidor precisa estar com o DARE, ou seja, documento de arrecadação onde há a informação do RENAVAM, modelo, ano do carro, placa e município de origem.

Com este documento, deverá ir a quaisquer bancos ou agente credenciado e realizar o pagamento do boleto IPVA SC.


Parcelamento – O IPVA Santa Catarina pode ser pago à vista ou por meio de 03 (três) parcelas. Não há qualquer desconto, seja para pagamento à vista ou parcelado. Além disso, o pagamento deve ser realizado em quaisquer uma das diversas agências credenciadas.

No que tange aos carros novos, não há a possibilidade de realizar o parcelamento do IPVA, conforme dispõe a Lei 7.543/88 e há o prazo de até 30 (trinta) dias para realizar o pagamento a contar da data do desembaraço aduaneiro, aquisição, isso para carros nacionais.  Para os carros importados, o prazo corre a partir do ano de internamento.


Inadimplência – No caso de não realizar o pagamento do boleto IPVA 2019 SC, será emitido uma notificação fiscal pela Secretaria de Estado de Fazenda. Estas notificações normalmente são enviadas por meio dos Correios, mas também pode haver a publicação em Editais Eletrônicos.

Leia Também:

Inclusive, se houver cobrança de IPVA por meio de notificação fiscal, além do débito existe do IPVA SC, haverá também o acrescimento dos juros e da multa. Porém, se o devedor realizar a quitação da notificação recebida em até 30 (trinta) dias, obterá um desconto de 50% (cinquenta por cento) no valor da multa.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA 2019 SC – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Santa Catarina)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *