IPVA 2019 RS – Valor, Consulta, Boleto, Detran → (Rio Grande do Sul)

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores deve ser pago anualmente. É possível realizar o cadastramento do e-mail do proprietário ou possuidor do veículo, mas não será por meio dele que receberá a guia de pagamento do IPVA 2019 RS, mas sim será informado sobre o valor do IPVA a ser pago para o ano seguinte.

Se quiser fazer o cadastramento do e-mail, é possível fazer por meio do site da Secretaria da Fazendo do Rio Grande do Sul e escolher a opção cadastro do e-mail. Ademais, que tiver mais de um veículo poderá registrar o e-mail para cada um, vez por vez.

IPVA 2019 RS

O IPVA Rio Grande do Sul deve ser pago anualmente, justamente para que tenha o licenciamento, ou seja, a impressão a cada ano do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

IPVA 2019 RS

Leia Também:

Para ter anualmente a impressão do CRLV, isto é, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é preciso que não haja qualquer débito existente no que tange a obrigação do veículo automotor, ou seja, Seguro DPVAT, multas de transito, IPVA 2019 e as respectivas taxas para a expedição do documento.

Ademais, o pagamento do boleto IPVA pode ser realizado pela internet ou de forma presencial.

Consulta IPVA 2019 RS

Realizar a consulta IPVA RS é um procedimento muito importante, e todos os motoristas que prezam pela legalidade de seu veículo devem realizá-la. Através da mesma é possível conferir os débitos pendentes de seu veículo, como multas ou pagamentos de outros documentos. Todo o processo é feito através do site do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul.

Para facilitar o entendimento, confira a seguir:

IPVA 2019 RS

 


Passo 01: Primeiramente você deverá acessar o site do Detran RS através do endereço www.detran.rs.gov.br. Aguarde a página carregar.


Passo 02: Em seguida você poderá visualizar a opção de consulta de veículo. Preencha os campos em branco com os dados solicitados (Renavam/Placa).


Passo 03: Agora basta marcar o campo “Não sou um robô” e clicar em  “Consultar”, para ter acesso acesso aos dados de seu veículo.


Pronto! Depois de ter seguidos os passos mencionados acima, esperamos que não tenha sobrado nenhum tipo de dúvida quanto à IPVA 2019 RS consulta.

Detran RS IPVA

Normalmente, nos primeiros dias do mês de dezembro, a Secretaria do Estado de Fazenda, assim como também o Detran IPVA RS enviará informações para o e-mail cadastrado, conforme anteriormente informado com todas as informações referente ao licenciamento e pagamento do IPVA do ano seguinte.

IPVA 2019 RS

Inclusive, estas informações podem ser recebidas ao se dirigir as Repartições Fazendárias do Estado do Rio Grande do Sul, assim como também nos postos de atendimento Tudo fácil, no Centro de Registro de Veículos Automotores, ou se preferir, poderá também acessar os seguintes sites:

  • Site do Detran detran.rs.gov.br
  • Site do IPVA ipva.rs.gov.br
  • Site do DPVAT dpvatsegurodotransito.com.br

As pessoas que não tiverem e-mail não terão quaisquer problemas, já que haverá anualmente divulgação ampla das datas de vencimento, assim como também os bancos que poderão receber este pagamento, precisando somente se dirigir a alguma destas com o número do RENAVAM e a placa do veículo, para então realizar o pagamento do boleto IPVA 2019 RS.

Boleto IPVA 2019 RS

IPVA 2019 RSO IPVA Rio Grande do Sul pode ser parcelado em até 3 (três) parcelas, ou seja, para pagamento em janeiro, fevereiro e março. A primeira parcela do boleto IPVA RS deve ser paga até o dia 31 de janeiro, a segunda até o dia 28 de fevereiro e a terceira até o dia 29.03.

Caso deseje realizar o parcelamento do IPVA referente aos exercícios anteriores, poderá fazer pela internet no site do BANRISUL em até 5 (cinco) parcelas.  Caso o pagamento da primeira parcela não seja feito, haverá a perda da oportunidade de parcelar novamente, porém, poderá se beneficiar dos descontos no que tange ao pagamento em cota única.


Descontos –  Há três formas de se obter descontos no pagamento do IPVA, sendo elas:

  • Se o pagamento antecipado, citado no Decreto nº 32.144/85;
  • Por ser um bom condutor, citado na Lei Estadual nº 11.400/99;
  • Bom Cidadão, conforme o disposto no Decreto nº 82.144/85.

Para ter direito ao desconto do bom condutor é preciso que não exista qualquer infração de trânsito tanto no veículo quanto no proprietário, no período de 01 de novembro a 31 de outubro do ano anterior.

Caso não seja constatado quaisquer multas, terá o bom condutor direito a um desconto de 5% (cinco por cento) no primeiro período, se for o segundo ano sem quaisquer infrações terá direito a 10% (dez por cento) de desconto e se for o terceiro ou mais anos sem quaisquer infrações terá direito a 15% (quinze por cento) de desconto.

Leia Também:

Porém, se a pessoa tiver dois veículos em seu nome e somente um tiver sido autuado e caso o condutor seja o proprietário do veículo, perderá o desconto do bom cidadão.


Dispensa de pagamento – No caso de sinistro, roubo, furto ou qualquer motivo que caracterize a perda da posse ou do domínio útil, terá o proprietário ou possuidor o direito a dispensa de pagamento do boleto IPVA 2019 Rio Grande do Sul.

De todo modo, é preciso ser realizado o registro da ocorrência e com isso, imediatamente cessa a obrigação de realizar o pagamento do IPVA RS.  Além disso, também terá direito a restituição do pagamento que foi realizado de forma proporcional ao período que corresponde à diferença entre o mês de dezembro daquele ano e o mês que ocorreu o evento que caracteriza a dispensa.

Agora se houver a perda total do veículo automotor, não haverá a necessidade de qualquer procedimento, pois ao ser realizada a baixa no Detran RS IPVA terá cessado a incidência da cobrança de forma automática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *