IPVA 2019 RR – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Roraima)

O IPVA 2019 RR é um imposto que deve ser pago anualmente por todos os proprietários e possuidores de veículos automotores aquáticos, aéreos ou terrestres, ou seja, caminhões, motocicletas, embarcações e aeronaves devem pagar este imposto pago todos os anos. A Secretaria de Estado da Fazenda é a responsável em estabelecer o valor anual do IPVA.


Ademais, cada imposto de propriedade de veículos automotores é diferente para cada tipo de automóvel, tempo de utilização e modelo do veículo. É o Estado que define a alíquota que será utilizada como referência na cobrança do IPVA Roraima, sendo que o valor a ser calculado terá como base o valor venal do veículo.

IPVA 2019 RR


Para o proprietário e possuidor poder saber o valor que terá que arcar com o pagamento do boleto IPVA RR deverá acessar o site do Detran www.detran.rr.gov.br.  Após isso deverá clicar em “Consulta Débitos de Veículo” e estar em mãos com o número do RENAVAM e a placa do veículo e então, clicar em “Consultar”.

IPVA 2019 RR

Para que não tenha a obrigação de realizar o pagamento dos veículos furtados ou roubados, é preciso apresentar a cópia do Boletim de Ocorrência.

Leia Também:

O pagamento do IPVA RO dos anos anteriores é pago da mesma forma que o do ano corrente, ou seja, por meio da Guia de Recolhimento de Débitos. Inclusive, o pagamento poderá ser realizado em cota única ou de forma parcelada.

Consulta IPVA 2019 RR

Para realizar a consulta do IPVA Roraima todos os proprietários de veículos automotores deverão deverão entrar no site do Detran do estado e fazer o preenchimento de todos os campos que forem solicitados.

Dessa forma o site vai buscar todas as informações relacionadas ao imposto cobrado no estado de Roraima e tudo o que o contribuinte precisa saber sobre imposto estará disponível.

Seguindo os passos a seguir você verá que é simples e seguro realizar a consulta do IPVA 2019 RR. Confira:

IPVA 2019 RR


PASSO 1:  Acesse o site www.rr.getran.com.br e espere a pagina carregar completamente para que você tenha acesso a todos os recursos da plataforma.


PASSO 2: Informe o numero da placa juntamente com o número do seu RENAVAM e clique em “Consultar”.


Após fornecer todas essas informações, automaticamente você será redirecionado a pagina de situação do seu veiculo.

Valor do IPVA 2019 RR

Para os veículos automotores novos, seja nacional ou importado, terá o valor do IPVA RR calculado aplicando-se a alíquota própria sobre o preço total à vista, que consta na Nota Fiscal, seja este emitido pelo revendedor ou pela autoridade federal competente, por ocasião do desembaraço aduaneiro.

Leia Também:

Agora se o veículo for usado, será aplicada a alíquota própria sobre o valor venal do veículo. Este valor venal é estabelecido todo ano por meio de uma resolução específica e refletem os preços médios praticados pelo mercado.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Boleto IPVA 2019 RR

IPVA 2019 RRO pagamento do IPVA 2019 deverá ser realizado em toda rede credenciada, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Casas Lotéricas.

As datas para efetuar o pagamento do IPVA Roraima variam de acordo com o número final da placa do seu veículo, para cada final de placa haverá três vencimentos possíveis, em meses consecutivos, em que o contribuinte poderá optar quando quer pagar o valor do imposto.

Para pagar o boleto IPVA 2019 RR, saiba que é feito de acordo com o número final da placa do veículo automotor e há 4 (quatro) formas de ser pago o imposto sobre propriedade de veículo automotor. Veja a seguir:

10% (dez por cento) de desconto – Aqueles contribuintes que resolverem realizar o pagamento do IPVA à vista no primeiro mês de vencimento, terá direito ao desconto de 10% (dez por cento)

5% (cinco por cento) de desconto – Aqueles contribuintes que resolverem realizar o pagamento do IPVA à vista e até segundo mês de vencimento, terá direito ao desconto de 05% (cinco por cento)

Sem desconto – Aqueles contribuintes que resolverem realizar o pagamento do IPVA à vista, porém no terceiro mês de vencimento, não terá direito a qualquer desconto.

Parcelamento – O pagamento do IPVA pode ser realizado em de forma parcelada em até 03 (três) cotas, sendo que os valores são iguais e em meses consecutivos.


Pagamento do exercício atual não quita os anteriores – A quitação do IPVA 2019 RR pode ser realizado, mesmo havendo débito referente aos exercícios anteriores, isto quer dizer, que o pagamento do exercício atual não quita os exercícios anteriores.

Ademais, somente poderá receber o CRLV, ou seja, o Certificado de Registro de Licenciamento Veicular, se não houver qualquer débito referente ao IPVA do ano corrente e anterior.


Imunidades – Alguns veículos aquáticos, aéreos e terrestres possuem imunidade que é atribuída a:

01. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

02. Os partidos políticos, inclusive suas fundações, as entidades sindicais dos trabalhadores, as instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos

03. As autarquias e as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, desde que tais veículos estejam vinculados às suas finalidades essenciais, ou às delas decorrentes.

04. Os templos de qualquer culto.


Isenções – Além das imunidades, há também alguns veículos que possuem isenção de pagamento do IPVA 2019 Roraima, como:

  • A máquina agrícola, terraplenagem, trator, aeronave agrícola;
  • A locomotiva, vagão ou a vagonete automovidos;
  • A embarcação de pescador profissional;
  • O ônibus de transporte coletivo urbano;
  • O triciclo e o quadrículo, para deficiente físico, de uso individual;
  • Os destinados ao socorro de feridos e doentes.
  • Os destinados ao combate de incêndios;
  • Os rodoviários utilizados efetivamente como táxi;
  • Os veículos com mais de 20 anos de fabricação.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPVA 2019 RR – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Roraima)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *