IPVA 2019 RO – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Rondônia)

O IPVA 2019 RO, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado de Rondônia é um imposto estadual cobrado anualmente e recai sobre todos os proprietários de automóveis, como carros, motos, caminhões até barcos e lanchas.


Este imposto foi criado como uma alternativa do Estado de arrecadar dinheiro, onde parte da verba recolhida é destinada para as cidades que registraram os veículos e a outra metade fica nos cofres estaduais.

IPVA 2019 RO


Muitas são as pessoas que acreditam que ao estar realizando o pagamento do IPVA Rondônia, o valor arrecadado tem como finalidade realizar o asfaltamento das ruas, distribuição e manutenção de sinais de trânsito, entre outros, mas estão equivocados, já que todo o montante arrecado com IPVA 2019 é investido em saneamento, saúde, educação, segurança, entre outros.

IPVA 2019 RO

Leia Também:

Caso tenha alguma dúvida, o contribuinte poderá dirigir-se a uma agência do Detran IPVA mais próxima, assim como também poderá ir na agência localizada na Rua Doutor José Adelino, 4477, Costa e Silva, assim como também poderá acessar o site www.detran.ro.gov.br.

Consulta IPVA 2019 RO

Para que o contribuinte esteja ciente sobre os valores e débitos existentes relacionados a seu veículo, é necessário realizar a consulta IPVA RO , é bem simples e rápido, pois somente é preciso seguir as dicas disponíveis no passo a passo a seguir:

IPVA 2019 RO

  • Acesse o site do Detran RO através do site: www.sefin.ro.gov.br;
  • Preencha com o número do Renavam;
  • Por fim, clique em “Consulta Renavam”.

A seguir abrirá uma tela contendo todas as informações do seu veículo, inclusive os valores para pagamento do IPVA 2019 RO.

Valor do IPVA 2019 RO

IPVA 2019 ROO valor do IPVA RO para os carros novos, seja nacional ou importado é feito com base em uma alíquota específica em cima do valor do carro à vista. No caso dos veículos nacionais ou importados usados, a alíquota a ser aplicada é aquela do valor venal do veículo automotor.

Estes valores venais são determinados de forma anual por meio de resolução específica. Normalmente, esta apuração é feita pelo FIPE, que significa Instituto de Pesquisas Econômicas.

Além disso, o valor IPVA 2019 RO é cobrado de acordo com o tipo do carro, assim como também a alíquota cobrada. Ademais, os veículos automotores com mais de 15 (quinze) anos de fabricação estão isentos de pagar o IPVA.

O IPVA Rondônia 2019 é calculado com base no valor venal do veículo, ou seja, o valor de venda praticado no mercado durante o ano anterior. Este imposto é calculado com a multiplicação da alíquota pelo valor venal do veículo.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Veja:


1% (um por cento) – Esta alíquota é aplicada para veículos usados no transporte coletivo (passageiros e carga), ônibus, micro-ônibus e caminhão, veículos de locação e outros;


2% (dois por cento) – Esta alíquota é aplicada para motocicleta, triciclo, ciclomotor, quadriculo, motoneta e automóvel de passeio com até 1.000 cilindradas;


3,0% (três por cento) – Esta alíquota é aplicada para veículo de passeio ou utilitário, picape, jipe e camioneta (cabine fechada ou dupla) e outros veículos não especificados.


Boleto IPVA 2019 RO

O pagamento do boleto IPVA RO é feito de acordo com o número final da placa do veículo automotor e há 4 (quatro) formas de ser pago o imposto sobre propriedade de veículo automotor. São elas:

10% (dez por cento) de desconto – Aqueles contribuintes que resolverem realizar o pagamento do IPVA RO à vista e até 02 (dois) meses antes do dia do vencimento, terá direito ao desconto de 10% (dez por cento)

5% (cinco por cento) de desconto – Aqueles contribuintes que resolverem realizar o pagamento do IPVA Rondônia à vista e até 01 (um) mês antes do dia do vencimento, terá direito ao desconto de 05% (cinco por cento)

Sem desconto – Aqueles contribuintes que resolverem realizar o pagamento do IPVA 2019 RO à vista, porém no mês limite de quitação, não terá direito a qualquer desconto.

Parcelamento – O pagamento do IPVA 2019 Rondônia pode ser realizado de forma parcelada, porém para isso é preciso fazer a solicitação no site do SEFIN.


Pagamento realizado em atraso – Ao realizar o pagamento do boleto IPVA 2019 RO até a data do vencimento, estará evitando:

Juros de mora – A taxa aplicada é a SELIC (Sistema de Liquidação e Custódia). Com isso, é cobrado os juros a partir do primeiro dia de atraso até o dia anterior ao pagamento.  A taxa é de 1% (um por cento).

Multa de mora – Será equivalente 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por cada dia de atraso. A multa é calculada a partir do primeiro dia de atraso até a data do pagamento.  Além disso, há um limite para a multa que é de 20% (vinte por cento).


Pagamento de Imposto dos anos anteriores – O pagamento do imposto sobre propriedade de veículos automotores dos anos anteriores pode ser pago em uma única parcela ou em 03 (três), conforme as possibilidades do proprietário do veículo automotor.

Leia Também:

Inclusive, não há quaisquer problemas pagar o IPVA do ano corrente, mesmo estando em débito com a quitação do IPVA dos anos anteriores, porém para que possa ser realizado o agendamento da vistoria a ser feita pelo Detran RO é preciso que não haja qualquer débito do imposto.

Portanto, se o proprietário ou possuidor do veículo automotor quiser pagar o IPVA 2019 RO, justamente para não ter que arcar com o pagamento dos juros e encargos, não há problema algum, o único embaraço é quanto ao CRLV, pois este somente é fornecido, após a vistoria e mesmo assim sem a existência de qualquer débito pendente.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA 2019 RO – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Rondônia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *