IPVA 2019 RJ – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Rio de Janeiro)

O IPVA 2019 RJ, que significa Imposto sobre a propriedade de veículos automotores é um imposto que todos os proprietários de veículos do Brasil devem quitar anualmente.

Além disso, trata-se de um imposto cobrado por todos os Estados brasileiros, assim como também pelo Distrito Federal e somente eles poderão instituir sua cobrança, conforme disposto no artigo 155, inciso III da Constituição da República Federativa do Brasil.

IPVA 2019 RJ

Inúmeras são as pessoas que acreditam que ao estar realizando o pagamento do IPVA Rio de Janeiro, o valor arrecadado tem como finalidade realizar o asfaltamento das ruas, distribuição e manutenção de sinais de trânsito, entre outros, mas estão equivocados, já que todo o montante arrecado com IPVA 2019 é investido em saneamento, saúde, educação, segurança, entre outros.

IPVA 2019 RJ

Existem alíquotas de IPVA RJ 2019 específicas para os veículos terrestres, conforme abaixo demonstrado

  • 0,5% (meio por cento)

Esta alíquota é aplicada para aqueles veículos que possuem até 03 (três) anos de fabricação e que foram adquiridos por pessoas jurídicas estabelecidas por meio de sociedade mercantil que atuem com locação, assim como também para aqueles que possuem o veículo por contrato formal de propriedade fiduciária ou arrendamento mercantil também para a atividade de locação.

Leia Também:

Além disso, também é aplicada esta alíquota para os automóveis que possuem motor de propulsão que funcionam com energia elétrica.

  • 1% (um por cento)

Esta alíquota é aplicada para tratores não agrícolas, caminhões, caminhões agrícolas, assim como para veículos que transportam pessoas que possuem um taxímetro e que pertençam a pessoas jurídicas.

  • 1,5% (um e meio por cento)

Esta alíquota é aplicada para os veículos híbridos ou que usem gás natural, assim como também tenham mais de um motor de propulsão, ou seja, que cada um deles possua um tipo de energia distinta, mas que pelo menos um, seja de energia elétrica.

  • 2% (dois por cento)

Esta alíquota é aplicada para veículos utilitários, ou seja, aqueles que são utilizados para transporte de carga e que possa transportar 3 (três) pessoas, contando já com o motorista.

  • 4% (quatro por cento)

Esta alíquota é aplicada para as camionetas, seja à diesel ou gasolina, assim como também os automóveis de passeio e todos os demais veículos que não tiver se enquadrado nas alíquotas informadas anteriormente.

Consulta IPVA 2019 RJ

A consulta IPVA RJ de veículos é um procedimento muito importante para os motoristas que desejam saber a situação em que se encontra o seu automóvel. Através dela é possível conferir os débitos pendentes, como multas ou documentações a serem pagas. Todo o procedimento é feito através do site do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro.

Confira a seguir como realizá-la:

IPVA 2019 RJ


Passo 01: O primeiro passo a ser dado é acessar o site do Detran RJ por meio do seguinte endereço: www.detran.rj.gov.br. Agora aguarde a página carregar.


Passo 02: Após o carregamento, você poderá visualizar alguns campos de consulta logo abaixo da página. Informe o Renavam no campo licitado e clique em Consultar.


Passo 03: Agora você poderá visualizar as informações relacionadas à seu veículo e saber se há algum débito pendente relacionado ao mesmo.


Depois de conferir as informações a respeito do seu carro ou moto, você estará ciente se precisa ou não fazer algum pagamento para manter o seu veículo regular novamente.

Valor do IPVA 2019 RJ

IPVA 2019 RJO valor do IPVA RJ para os carros novos, seja nacional ou importado é feito com base em uma alíquota específica em cima do valor do carro à vista. No caso dos veículos nacionais ou importados usados, a alíquota a ser aplicada é aquela do valor venal do veículo automotor.

Estes valores venais são determinados de forma anual por meio de resolução específica. Normalmente, esta apuração é feita pelo FIPE, que significa Instituto de Pesquisas Econômicas.

Consulta IPVA 2019 RJ

Para saber exatamente o valor a ser pago, o Detran IPVA RJ 2019 disponibiliza uma página exclusiva para que o contribuinte faça uma rápida consulta, sem precisar dirigir-se a sede do Departamento de Trânsito e enfrentar longar filas.

Para fazer a consulta IPVA RJ, siga o passo a passo abaixo:

IPVA 2019 RJ

  • Primeiramente acesse o site do Detran RJ www.detran.rj.gov.br;
  • Insira o número do Renavam do seu veículo;
  • Preencha o código de segurança ao lado.
  • Clique em “CONSULTAR”.

Boleto IPVA 2019 RJ

O pagamento do IPVA deve ser realizado por meio da GRD, ou seja, Guia de Regularização de Débitos. Para conseguir o boleto do IPVA RJ será necessário acessar o site do Banco Bradesco www.bradesco.com.br.


Parcelamento – As pessoas que preferirem não realizar o pagamento à vista poderá optar por fazer o parcelamento em 3 (três) vezes no mesmo valor.

A pessoa que preferir realizar o pagamento à vista do IPVA 2019 RJ obterá um desconto, porém é preciso que a quitação seja feita até a data do vencimento, pois caso contrário, não terá esta benesse, pelo menos para aquele ano. O desconto é estabelecido de forma anual por decreto determinado pelo Governador do Estado.

Leia Também:

Solicitar o parcelamento é algo muito fácil de ser feito. Basta acessar o site do Banco Bradesco www.bradesco.com.br e escolher a opção parcelamento, no momento que for imprimir a GRD.


Pagamento realizado em atraso – Ao realizar o pagamento até a data do vencimento, estará evitando:

Juros de mora: A taxa aplicada é a SELIC (Sistema de Liquidação e Custódia). Com isso, é cobrado os juros a partir do primeiro dia de atraso até o dia anterior ao pagamento. A taxa é de 1% (um por cento).

Multa de mora: Será equivalente 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por cada dia de atraso. A multa é calculada a partir do primeiro dia de atraso até a data do pagamento. Além disso, há um limite para a multa que é de 20% (vinte por cento).


Pagamento de Imposto dos anos anteriores – O pagamento do IPVA Rio de Janeiro dos anos anteriores pode ser pago em uma única parcela ou em 03 (três), conforme as possibilidades do proprietário do veículo. O pagamento também é feito por meio da Guia de Recolhimento de Débitos e pode ser obtida no site www.bradesco.com.br.

Inclusive, não há quaisquer problemas realizar o pagamento do IPVA Rio de Janeiro 2019, mesmo estando em débito com a quitação do IPVA dos anos anteriores, porém para que possa ser realizado o agendamento da vistoria a ser feita pelo DETRAN é preciso que não haja qualquer débito do IPVA.