IPVA 2019 PR – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Paraná)

O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores é um imposto que todos os proprietários de veículos do Brasil devem quitar anualmente. As pessoas que devem pagar o IPVA 2019 PR são os possuidores ou proprietários de veículos automotores.


IPVA 2019 PR


A finalidade da receita arrecadada com o pagamento do IPVA Paraná não é para tapar buracos, por asfalto, colocar semáforos. Na verdade, esta receita é para ser investida em saneamento, saúde, educação, segurança, entre outros.

IPVA 2019 PR

Além disso, o pagamento do IPVA 2019, 50% (cinquenta por cento) é do Estado e os outros 50% (cinquenta por cento) fica om o Município que realizou o emplacamento do veículo automotor.

Consulta IPVA 2019 PR

Realizar a consulta IPVA PR é um procedimento muito importante, e todos os motoristas que prezam pela legalidade de seu veículo devem realizá-la. Através da mesma é possível conferir os débitos pendentes de seu veículo, como multas ou pagamentos de outros documentos.

Leia Também:

Todo o processo é feito através do site da Secretaria de Estado de Fazenda do Paraná. Para facilitar o entendimento, confira a seguir:

IPVA 2019 PR


Passo 01: Primeiramente você deverá acessar o site do Sefaz PR através do endereço www.fazenda.pr.gov.br. Aguarde a página carregar.


Passo 02: Em seguida você poderá visualizar a opção de consulta de veículo. Preencha os campos em branco com os dados solicitados (Renavam).


Passo 03: Agora basta preencher a imagem de controle e clicar em  “Consultar”, para ter acesso acesso aos dados de seu veículo.


Pronto! Depois de ter seguidos os passos mencionados acima, esperamos que não tenha sobrado nenhum tipo de dúvida quanto à IPVA 2019 PR consulta.

Valor do IPVA 2019 PR

IPVA 2019 PRO pagamento do IPVA PR 2019 deverá ser feito até as datas estabelecidas, conforme Calendário de pagamento, tendo como base o último número da placa do veículo.

Haverá a redução de 3% (três por cento) no valor IPVA 2019 PR para aqueles que fizerem o pagamento em cota única até o dia limite no mês de janeiro. Não haverá a redução de quaisquer valores, caso seja realizado o parcelamento do IPVA, no período de janeiro a março.

Boleto IPVA 2019 PR

O pagamento do IPVA 2019 PR pode ser realizado nos bancos que são credenciados, como Bancoob, Itaú, Bradesco, Bando do Brasil, Sicredi.

Caso não seja correntista, o pagamento do boleto IPVA PR poderá ser realizado nos caixas tendo em mãos o número do RENAVAM ou por meio da Guia de Recolhimento ou até mesmo a ficha de compensação impressa.

Leia Também:

Agora se for correntista, o pagamento poderá ser realizado também em qualquer terminal de autoatendimento ou pela internet selecionando a opção IPVA/Taxas Detran.


Pagamento em atraso – Ao realizar o pagamento até a data do vencimento, estará evitando:

Juros de mora – A taxa aplicada é a SELIC (Sistema de Liquidação e Custódia). Com isso, é cobrado os juros a partir do primeiro dia de atraso até o dia anterior ao pagamento.  A taxa é de 1% (um por cento).

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Multa de mora – Será equivalente 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por cada dia de atraso. A multa é calculada a partir do primeiro dia de atraso até a data do pagamento.  Além disso, há um limite para a multa que é de 10% (dez por cento).


Pagamento de Imposto dos anos anteriores – Não há quaisquer problemas realizar o pagamento do IPVA do ano corrente, mesmo estando em débito com a quitação do IPVA dos anos anteriores, porém para que possa ser realizado o agendamento da vistoria a ser feita pelo DETRAN é preciso que não haja qualquer débito do IPVA.


Isenção – Terão direito a isenção do IPVA 2019 PR as pessoas que tenham deficiência física, mental profunda ou severa, deficiência visual, assim como também os autistas

Além disso, o veículo automotor pode ser adquirido ou até mesmo arrendado em nome da pessoa portadora de deficiência ou por seu representante legal.  No caso dos interditos, poderá ser colocado no nome do curador.

É considerado pessoa com deficiência aquela que tiver perda ou até mesmo anormalidade de uma função ou estrutura anatômica, fisiológica ou psicológica que faça com que tenha incapacidade no desempenho de atividade


Parcelamento – O IPVA Paraná 2019 pode ser parcelado em até 3 (três) cotas, ou seja, para realizar o pagamento no período de janeiro a março, tendo em vista, a data limite, assim como também o número final da placa do veículo automotor.

Após a finalização do prazo, não será mais possível realizar o pagamento, devendo assim, pagar o IPVA de forma integral.

No que tange a quitação do IPVA PR dos exercícios anteriores, poderá ser realizado o parcelamento em até 05 (cinco) parcelas, no valor mínimo de R$ 50,00 (cinquenta reais) por meio da internet no portal SEFA ou na própria agência da Receita Estadual.


Restituição – Para realizar o pedido de restituição do IPVA, é preciso acessar o site www.fazenda.pr.gov.br e preencher o formulário por meio do menu IPVA.

Além disso, precisa apresentar cópia dos documentos necessários, assim como também o documento de que é o responsável em realizar o pagamento do boleto IPVA 2019 PR.

Com toda a documentação em mãos, deverá entregar juntamente com o formulário em qualquer Agência da Receita Estadual do Paraná, porém se o proprietário ou possuidor estiver fora do estado, será necessário ser feito o pedido por meio de procuração que pode ser por instrumento público ou particular. Se for por instrumento particular, é necessário o reconhecimento do firma do outorgante e também deve ser específica para aquele fim.

IPVA PR atrasado?

Se você se enquadra na situação de quem está com o IPVA atrasado e quer regularizar o mais rápido possível, então você está com sorte! Você poderá efetuar o pagamento do boleto de maneira bem fácil e flexível, utilizando a internet. Nessas situações não há necessidade de esperar a notificação impressa chegar em casa. Acessando o portal do Detran ou da Sefaz, você consegue quitar toda a sua dívida e ainda pode escolher entre as opção de pagar o boleto à vista ou parcelar! Isso não é ótimo?

Mas caso você não esteja em condições de honrar a dívida do IPVA, existe uma outra alternativa: os Programas de Parcelamento oferecidos pelos Estados podem te ajudar nessa situação delicada, caso a ideia seja pagar aos poucos. Mas é bom prestar atenção, porque há prazos estipulados e, por isso, é recomendado que você verifique nos sites das Secretarias da Fazenda de cada Estado a disponibilidade do recurso.

É extremamente aconselhável que você fique em dia com os impostos, principalmente com o IPVA, uma série de consequências pode ocorrer caso você seja registrado na lista de dívida ativa, por falta de pagamento do imposto IPVA. Algumas dessas consequências são: dificuldade em conseguir empréstimos e aumento de restrição a créditos em geral.

Além de que o próprio atraso no tributo já irá implicar no aumento de multas e juros, pesando consideravelmente o valor da dívida. Para agravar ainda mais a situação, sem o comprovante de pagamento do IPVA, você não terá como fazer o licenciamento do automóvel, e ficará exposto a multa e apreensão de veículo. A taxa de licenciamento 2019 é fundamental para comprovar a liberação do veículo para transitar por todo o país.

Só a possibilidade de inscrição do nome na dívida ativa, já irá dificultar muito as chances de vender o automóvel, uma vez que é bem difícil encontrar quem aceite assumir os débitos que o motorista deixou. Deixar de estar em dia com o Estado vai transformar a dívida em algo maior e mais complicado de quitar.

Por isso, a fim de evitar essas situações, o ideal é sempre tentar pagar o tributo no prazo estabelecido

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA 2019 PR – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Paraná)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *