IPVA 2019 PI – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Piauí)

O IPVA 2019 PI, que significa Imposto sobre a propriedade de veículos automotores é um imposto que todos os proprietários de veículos do Brasil devem quitar anualmente.


Além disso o IPVA Piauí, trata-se de um imposto cobrado por todos os Estados brasileiros, assim como também pelo Distrito Federal e somente eles poderão instituir sua cobrança, conforme disposto no artigo 155, inciso III da Constituição da República Federativa do Brasil.

IPVA 2019 PI


Inúmeras são as pessoas que acreditam que ao estar realizando o pagamento do IPVA Piauí, o valor arrecadado tem como finalidade realizar o asfaltamento das ruas, distribuição e manutenção de sinais de trânsito, entre outros, mas estão equivocados, já que todo o montante arrecado com IPVA 2019 é investido em saneamento, saúde, educação, segurança, entre outros.

IPVA 2019 PI

Para ser obrigado a realizar o pagamento do boleto IPVA 2019 PI é preciso ser proprietário ou possuir de um veículo automotor e ser domiciliado ou residente no Estado do Piauí.

Leia Também:

Inclusive, ocorre o fato gerados nas situações abaixo informadas:


01. Utilização do veículo no primeiro dia do ano, sendo o carro usado;


02. Na data em que for emitida a nota fiscal, caso seja um veículo novo. É considerado carro novo, aquele que ainda não saiu para o consumidor;


03. Na data em que houver a arrematação do veículo novo adquirido por meio de leilão;


04. Na data do desembaraço aduaneiro, no caso do veículo importado pelo consumidor diretamente do exterior;


05. Na data que houver a incorporação do veículo ao ativo permanente do importador, revendedor ou fabricante;


06. No dia que tiver havido a autorização na utilização do veículo não fabricado em série;


07. Na data de saída informada na Nota Fiscal referente a venda da carroceira quando tiver sido acoplada ao chassi para os veículos objeto de encarroçamento;


08. Para as empresas de locação de veículos.


Consulta IPVA 2019 PI

Para que você fique atento no dia de pagamento do IPVA Piauí é preciso que você veja a tabela atualizada disponibilizada no site do órgão. Para que assim, você não possa se preocupar em ir até a unidade mais próxima ou entrar em qualquer tipo de dividas com o Detran.

Para realizar a consulta é bastante simples, siga o passo a passo corretamente e veja como é fácil realizar consulta. Confira:

IPVA 2019 PI


PASSO 1: Entre no site (www.detran.pi.gov.br) e espere a pagina carregar completamente para acessar todas as informações e recursos disponíveis na plataforma.


PASSO 2: Informe todos os seus dados corretamente para o sistema buscar o documento para você e lhe dar todas as informações disponíveis.


 

Leia Também:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

É importante ressaltar que você não precisa pagar nenhuma taxa para emitir esse documento pela internet, por isso não se preocupe com esse detalhe.

Valor do IPVA 2019 PI

IPVA 2019 PIO valor do IPVA PI para os carros novos, seja nacional ou importado é feito com base em uma alíquota específica em cima do valor do carro à vista. No caso dos veículos nacionais ou importados usados, a alíquota a ser aplicada é aquela do valor venal do veículo automotor.

Estes valores venais são determinados de forma anual por meio de resolução específica. Normalmente, esta apuração é feita pelo FIPE, que significa Instituto de Pesquisas Econômicas.

A base de cálculo para o pagamento do IPVA é de acordo com a situação de cada veículo, conforme abaixo demonstrado:


Veículo usado – A base de cálculo será o valor venal do veículo, ou seja, o preço médio do veículo no mercado. Normalmente este valor é divulgado pela Secretaria da Fazenda por meio de publicação no Diário Oficial.


Veículo novo – A base de cálculo será o valor constante na nota fiscal recebida quando feita a compra do veículo.


Veículo novo arrematado no leilão – O valor venal será o montante da arrematação, com o acréscimo dos tributos que incidiram na arrematação e todas as despesas cobradas ou debitadas do arrematante.


Boleto IPVA 2019 PI

O pagamento do IPVA deve ser realizado por meio da GRD, ou seja, Guia de Regularização de Débitos. Ao realizar o pagamento até a data do vencimento do boleto IPVA PI, estará evitando:


Juros de mora – A taxa aplicada é a SELIC (Sistema de Liquidação e Custódia). Com isso, é cobrado os juros a partir do primeiro dia de atraso até o dia anterior ao pagamento.  A taxa é de 1% (um por cento).


Multa de mora – Será equivalente 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por cada dia de atraso. A multa é calculada a partir do primeiro dia de atraso até a data do pagamento.  Além disso, há um limite para a multa que é de 20% (vinte por cento).


Ao pagar boleto IPVA 2019 PI do corrente ano, não está liquidando quaisquer débitos existentes dos anos anteriores. Além disso, se débitos houver, não conseguirá fazer o agendamento para realização da vistoria.

Portanto, é preciso estar em dia com o pagamento do IPVA, seja do corrente ano ou dos anos anteriores, pois só assim terá o licenciamento.

Isenção do IPVA 2019 PI

Existem situações que fazem com que haja a dispensa no pagamento do IPVA 2019 PI, que são aqueles casos que há o rompimento do vínculo entre o veículo e o proprietário.

Abaixo, listamos as hipóteses de dispensa de pagamento:

  • Baixa permanente
  • Furto ou roubo
  • Leilão do veículo como sucata
  • Questionamento de propriedade
  • Perdimento
  • Arresto
  • Sequestro
  • Apreensão judicial
  • Penhora
  • Desaparecimento ou perecimento do veículo

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA 2019 PI – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Piauí)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *