IPVA 2019 PB – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Paraíba)

O IPVA 2019 PB é um imposto sobre a propriedade de veículos automotores que deve ser pago por todos aqueles que são proprietários ou possuidores de veículos automotores, sejam aquáticos, terrestres, aéreos. O órgão responsável por fazer o recolhimento do IPVA é o Detran.

O pagamento deve ser realizado anualmente e de acordo com cada carro, há um valor correspondente, tendo em vista, a alíquota aplicada. Além disso, realizar o pagamento do ano em exercício, não quer dizer que estará quitando os exercícios anteriores e com isso, também não conseguirá obter o CRLV, enquanto não houver a quitação integral de quaisquer débitos existentes quanto ao IPVA Paraíba.

IPVA 2019 PB

O pagamento do IPVA PB é realizado por todos os proprietários e possuidores de veículos automotores após serem realizadas as devidas deduções estabelecidas por meio de Lei Federal.

IPVA 2019 PB

Inúmeras são as pessoas que acreditam que ao estar realizando o pagamento do IPVA 2019 Paraíba, o valor arrecadado tem como finalidade realizar o asfaltamento das ruas, distribuição e manutenção de sinais de trânsito, entre outros, mas estão equivocados, já que todo o montante arrecado com IPVA 2019 é investido em saneamento, saúde, educação, segurança, entre outros.

Leia Também:

Consulta IPVA 2019 PB

Com a chegada da plataforma online do órgão, facilitou a vida de diversos proprietários de veículos automotores. Pelo fato do site disponibilizar a tabela atualizada de quanto cada um tem que pagar no IPVA 2019.

Veja a seguir o passo a passo de como realizar a consulta do IPVA 2019 PB com segurança e em poucos segundos. Confira:

IPVA 2019 PB


PASSO 1: Entre no site (www.receita.pb.gov.br) e espere a pagina carregar completamente para acessar todos os recursos disponíveis.


PASSO 2: Escolha o tipo de documento “CPF ou CNPJ” que deseja inserir no campo disponível e informe o número do documento.


PASSO 3: Informe o número da “Placa ” juntamente com o número do “Renavam” e clique em pesquisar.


Valor do IPVA 2019 PB

O valor do IPVA PB tem como base os preços médios de mercado dos automóveis usados, multiplicado pela alíquota correspondente. Normalmente, o valor aplicado no mercado é aquele que está estabelecida na tabela da FIPE, que é a empresa responsável por apurar a base de cálculo do imposto.

Conforme dito anteriormente, para cada tipo de carro há uma alíquota correspondente, de acordo com o abaixo estabelecido.


1,0% (um por cento) – Esta alíquota é aplicada para os veículos novos, ou seja, para aqueles que terão a sua primeira tributação. É preciso que o veículo automotor tenha cilindrada igual ou inferior a 150 cm³.


2% (dois por cento) – Esta alíquota é aplicada para caminhão com qualquer capacidade de carga, ônibus, micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros, ciclomotor, motocicleta, triciclo e quadrículo.


Boleto IPVA 2019 PB

IPVA 2019 PBO proprietário ou possuidor do veículo automotor poderá realizar o pagamento por diversos meios, ou seja, pelo Banco do Brasil, Banco Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco Santander, entre outros.

Leia Também:

Além disso, poderá também fazer o pagamento do boleto IPVA PB nos Postos de arrecadação do Detran IPVA, isto é, nas Agências dos Correios, pela Internet através dos bancos conveniados.


Pagamento realizado em atraso – Ao realizar o pagamento até a data do vencimento, estará evitando:

Juros de mora: A taxa aplicada é a SELIC (Sistema de Liquidação e Custódia). Com isso, é cobrado os juros a partir do primeiro dia de atraso até o dia anterior ao pagamento.  A taxa é de 1% (um por cento).

Multa de mora: Será equivalente 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por cada dia de atraso. A multa é calculada a partir do primeiro dia de atraso até a data do pagamento.  Além disso, há um limite para a multa que é de 20% (vinte por cento).


Imunidades – Alguns veículos aquáticos, aéreos e terrestres possuem imunidade que é atribuída a:

01. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

02. Os partidos políticos, inclusive suas fundações, as entidades sindicais dos trabalhadores, as instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos

03. As autarquias e as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, desde que tais veículos estejam vinculados às suas finalidades essenciais, ou às delas decorrentes.

04. Os templos de qualquer culto.


Isenções – Além das imunidades, há também alguns veículos que possuem isenção do valor do IPVA 2019 PB, como:

  • a máquina agrícola, terraplenagem, trator, aeronave;
  • a locomotiva, vagão ou o vagonete automovidos, de uso ferroviário;
  • a embarcação de pescador profissional;
  • o ônibus de transporte coletivo urbano;
  • o triciclo e o quadrículo, para deficiente físico, de uso individual;
  • os destinados ao socorro de feridos e doentes;
  • os destinados ao combate de incêndios;
  • os rodoviários utilizados efetivamente como táxi;
  • os veículos com mais de 15 anos de fabricação.

CRLV – O comprovante de pagamento não é o Certificado de licenciamento e não serve como documento. De todo modo, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, CRLV é entregue na residência do possuidor e proprietário no prazo de 07 (sete) dias, que é o limite máximo.

Caso o proprietário ou possuidor de veículo automotor for parado em uma Blitz, poderá apresentar o comprovante de pagamento e informar que ainda está no aguardo da chegada do CRLV.

O CRLV é um documento obrigatório e deve estar sempre em mãos quando for parado em algum momento nas ruas ou estradas. Este documento ao ser emitido comprova que o veículo automotor estar dentro das normas do DETRAN, podendo assim circular pelas ruas ou estradas, sem quaisquer problemas.