IPVA 2019 PA – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Pará)

O IPVA 2019 PA é um imposto sobre a propriedade de veículos automotores terrestres, aquaviários e aéreo e que se destina ao financiamento dos serviços básicos de que a população necessita, tais como, saúde, educação, segurança, transporte, entre outros.

O imposto arrecadado é distribuído 50% (cinquenta por cento) para o Estado e 50%(cinquenta por cento) ao Município onde o veículo é licenciado. Além disso, todos proprietários e possuídos de veículos automotores, com exceção dos que gozam de isenção e imunidade, devem realizar o pagamento do IPVA Pará.

IPVA 2019 PA

IPVA 2019 PA

Inúmeras são as pessoas que acreditam que ao estar realizando o pagamento do boleto IPVA PA, o valor arrecadado tem como finalidade realizar o asfaltamento das ruas, distribuição e manutenção de sinais de trânsito, entre outros, mas estão equivocados, já que todo o montante arrecado com IPVA 2019 é investido em saneamento, saúde, educação, segurança, entre outros.

Leia Também:

Consulta IPVA 2019 PA

Consultar o valor a ser pago antecipadamente é bastante importante para o contribuinte, pois você ficará ciente dos débitos existentes relacionados ao veículo. Confira abaixo como realizar a consulta IPVA PA em poucos minutos:

IPVA 2019 PA

Caso ocorra alguma dúvida você deverá recorrer ao SEFAZ ou até mesmo ao próprio Detran para poder soluciona-las.

Valor do IPVA 2019 PA

IPVA 2019 PAO valor do IPVA Pará para os carros novos, seja nacional ou importado é feito com base em uma alíquota específica em cima do valor do carro à vista. No caso dos veículos nacionais ou importados usados, a alíquota a ser aplicada é aquela do valor venal do veículo automotor.

Estes valores venais são determinados de forma anual por meio de resolução específica. Normalmente, esta apuração é feita pelo FIPE, que significa Instituto de Pesquisas Econômicas.

Leia Também:

Para cada grupo de carros há uma alíquota diferente a ser aplicada, senão vejamos:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

2,5 % (dois e meio por cento) – Esta alíquota é aplicada para automóveis, camionetas, embarcações de recreio ou esporte, jet-sky, aeronaves não destinadas a atividade comercial.


1% (um por cento) – Esta alíquota é aplicada para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motos e cavalos mecânicos.


0,5% (meio por cento) – Esta alíquota é aplicada para embarcações e aeronaves comerciais.


Alíquotas de 1999

Para o pagamento de débitos relativos a exercícios fiscais anteriores a 2000, disciplinados através das IN 003/99 e 014/99, serão aplicadas as alíquotas estabelecidas pela lei 6017/96.


3 % (três por cento) – Esta alíquota é aplicada para automóveis, camionetas, embarcações de recreio ou esporte, jet-ski, aeronaves não destinadas a atividade comercial.


2% (dois por cento) – Esta alíquota é aplicada para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motos e cavalos mecânicos.


0,5% (meio por cento) – Esta alíquota é aplicada para embarcações e aeronaves comerciais.


Boleto IPVA 2019 PA

O pagamento do IPVA Pará deve ser realizado por meio de Guia de Recolhimento e que são emitidas pelo Detran ou Ciretrans. É preciso ressaltar que o pagamento do IPVA do corrente ano não isenta de pagar os exercícios anteriores.

Portanto, é preciso estar em dia com o pagamento do boleto IPVA PA, justamente para que não tenha problemas quando for parado em blitz, já que estando em dia, terá direito ao CRLV, Certificado de Registro de Licenciamento Veicular.


Pagamento realizado em atraso – Ao realizar o pagamento do boleto IPVA 2019 PA até a data do vencimento, estará evitando:

Juros de mora: A taxa aplicada é a SELIC (Sistema de Liquidação e Custódia). Com isso, é cobrado os juros a partir do primeiro dia de atraso até o dia anterior ao pagamento.  A taxa é de 1% (um por cento).

Multa de mora: Será equivalente 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por cada dia de atraso. A multa é calculada a partir do primeiro dia de atraso até a data do pagamento.  Além disso, há um limite para a multa que é de 20% (vinte por cento).


Isenção de pagamento – Alguns veículos automotores possuem isenção, ou seja, não são obrigados a realizar o pagamento do IPVA.

01. Veículos de propriedade ou posse de turista estrangeiro, portador de certificado internacional de circular e conduzir pelo prazo estabelecido nesse certificado, mas não superior a 1 (um) ano, desde que haja reciprocidade entre o país de origem e o Brasil.

02. Máquinas agrícolas;

03. Veículos com potência inferior a 50 cilindradas;

04. Veículos detentores de permissão para transporte público de passageiros-taxis, desde que profissional autônomo, habilitado no ramo e detenha propriedade de apenas 01 veículo para o exercício dessa atividade;

05. Embarcação pertencente a pescador profissional, pessoa física, em atividades de pesca artesanal ou de subsistência, devidamente comprovada por entidade de classe;

06. Embarcações pertencentes ao pequeno produtor agrícola destinado ao escoamento da produção;

07. Veículos de uso rodoviário com mais de 15 anos de fabricação;

08. Veículos importados doados para órgãos de pesquisa;

09. Veículos utilizados unicamente para transporte de carga no interior de armazéns de estabelecimentos comerciais ou industriais.


Imunidade de pagamento – Além das isenções, há também os veículos automotores de determinados órgãos que possuem imunidade no pagamento do valor IPVA 2019 PR, conforme abaixo citado.

01. Órgão público da administração direta federal, estadual e municipal, bem como autarquias e fundações instituídas e mantidas pelo poder público;

02. Partidos políticos e suas fundações, entidades sindicais dos trabalhadores e instituições de educação ou de assistência social, sem fins lucrativos;

03. Templos de qualquer culto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *