IPVA 2019 MT – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Mato Grosso)

O Imposto de propriedade de veículos automotores, o IPVA 2019 MT, deve ser pago anualmente pelos proprietários e possuidores de veículos automotores, pois caso contrário estarão impedidos de poder se locomover, já que podem ser parados em uma blitz, assim como também ser imputada a multa correspondente e perda de pontos na carteira de habilitação.

Portanto, é imprescindível estar com os exercícios do IPVA em dia, justamente para que não tenha problemas ao circular com o veículo automotor. O IPVA Mato Grosso é um imposto cobrado por cada Estado do Brasil, seja pelo Detran ou pela Secretaria de Estado da Fazenda.

IPVA 2019 MT

O pagamento do IPVA MT 2019 é realizado por todos os proprietários e possuidores de veículos automotores após serem realizadas as devidas deduções estabelecidas por meio de Lei Federal.

IPVA 2019 MT

Inúmeras são as pessoas que acreditam que ao estar realizando o pagamento do IPVA, o valor arrecadado tem como finalidade realizar o asfaltamento das ruas, distribuição e manutenção de sinais de trânsito, entre outros, mas estão equivocados, já que todo o montante arrecado com IPVA é investido em saneamento, saúde, educação, segurança, entre outros.

É preciso saber que não há quaisquer problemas realizar o pagamento do IPVA do ano corrente, mesmo estando em débito com a quitação do IPVA dos anos anteriores, porém para que possa ser realizado o agendamento da vistoria a ser feita pelo Detran MT IPVA é preciso que não haja qualquer débito.

Leia Também:

Caso ainda tenha qualquer dúvida sobre o Imposto sobre propriedade de veículo automotor, ou seja, o IPVA 2019, poderá procurar uma unidade do Detran do Mato Grosso pessoalmente, ou se preferir na Avenida Doutor Hélio Ribeiro, 1000, Centro Político Administrativo, Cuiabá.  O horário de atendimento é 12.00 as 18.00h e o telefone para contato é (65) 3615-4694.

Consulta IPVA 2019 MT

O IPVA MT 2019 é obrigatório ser pago pelo contribuinte que possui veículo automotor com placa do Acre.

Para se programar um pouco para esse pagamento o dono de veículo pode fazer uma consulta do valor. Isso é feito de forma bem simples, pois somente é preciso acessar o site do Detran do estado para ter todas as informações relacionadas a esse imposto.

Para entrar no endereço eletrônico da Secretaria da Fazenda é preciso que você siga os passos abaixo:

IPVA MT 2019

  • Primeiro acesse o site através do endereço www.sefaz.mt.gov.br;
  • Informe o seu CHASSI ou RENAVAM;
  • Selecione o ano de Referência;
  • Digite o código da imagem;
  • Clique em “Consultar”.

Valor do IPVA 2019 MT

IPVA 2019 MTO valor IPVA MT para os carros novos, seja nacional ou importado é feito com base em uma alíquota específica em cima do valor do carro à vista. No caso dos veículos nacionais ou importados usados, a alíquota a ser aplicada é aquela do valor venal do veículo automotor.

Estes valores venais do IPVA 2019 MT são determinados de forma anual por meio de resolução específica. Normalmente, esta apuração é feita pelo FIPE, que significa Instituto de Pesquisas Econômicas.

Boleto IPVA 2019 MT

As datas de pagamento do boleto IPVA MT 2019 serão de acordo com a opção de pagamento escolhida, assim como também o número final da placa de cada veículo.  Se por exemplo, uma pessoa pagar à vista o IPVA, a data de pagamento será diferente daquele que fizer de forma parcelada.

Inclusive, ao optar por realizar o pagamento à vista, precisará ficar atento as datas de pagamento, pois caso contrário, terá que arcar com o pagamento de multa e juros.

O pagamento do boleto 2019 IPVA Mato Grosso, pode ser realizado por 2 (duas) formas, sendo elas:


Cota Única – Terá direito a um desconto de 15% (quinze por cento) de desconto ao realizar o pagamento de uma única vez e à vista.


Parcelado – Poderá realizar o pagamento do IPVA de forma parcelada, porém sem o direito ao desconto de 15% (quinze por cento).


Ao estar com boleto IPVA MT em mãos, poderá o proprietário o possuidor de veículo automotor realizar o pagamento em quaisquer agências bancárias que lhe for mais conveniente, assim como também poderá realizar o pagamento por meio dos terminais de autoatendimento ou na boca do caixa.

Leia Também:

É também possível, o proprietário ou possuidor do veículo automotor realizar o pagamento por meio da internet, no caso de ser correntista de alguma agência bancária.


Pagamento realizado em atraso – Ao realizar o pagamento até a data do vencimento, estará evitando:

Juros de mora: A taxa aplicada é a SELIC (Sistema de Liquidação e Custódia). Com isso, é cobrado os juros a partir do primeiro dia de atraso até o dia anterior ao pagamento.  A taxa é de 1% (um por cento).

Multa de mora: Será equivalente 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por cada dia de atraso. A multa é calculada a partir do primeiro dia de atraso até a data do pagamento.  Além disso, há um limite para a multa que é de 20% (vinte por cento).