IPVA 2019 MT – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Mato Grosso)

O Imposto de propriedade de veículos automotores, o IPVA 2019 MT, deve ser pago anualmente pelos proprietários e possuidores de veículos automotores, pois caso contrário estarão impedidos de poder se locomover, já que podem ser parados em uma blitz, assim como também ser imputada a multa correspondente e perda de pontos na carteira de habilitação.

Portanto, é imprescindível estar com os exercícios do IPVA em dia, justamente para que não tenha problemas ao circular com o veículo automotor. O IPVA Mato Grosso é um imposto cobrado por cada Estado do Brasil, seja pelo Detran ou pela Secretaria de Estado da Fazenda.

IPVA 2019 MT

O pagamento do IPVA MT 2019 é realizado por todos os proprietários e possuidores de veículos automotores após serem realizadas as devidas deduções estabelecidas por meio de Lei Federal.

IPVA 2019 MT

Inúmeras são as pessoas que acreditam que ao estar realizando o pagamento do IPVA, o valor arrecadado tem como finalidade realizar o asfaltamento das ruas, distribuição e manutenção de sinais de trânsito, entre outros, mas estão equivocados, já que todo o montante arrecado com IPVA é investido em saneamento, saúde, educação, segurança, entre outros.

É preciso saber que não há quaisquer problemas realizar o pagamento do IPVA do ano corrente, mesmo estando em débito com a quitação do IPVA dos anos anteriores, porém para que possa ser realizado o agendamento da vistoria a ser feita pelo Detran MT IPVA é preciso que não haja qualquer débito.

Leia Também:

Caso ainda tenha qualquer dúvida sobre o Imposto sobre propriedade de veículo automotor, ou seja, o IPVA 2019, poderá procurar uma unidade do Detran do Mato Grosso pessoalmente, ou se preferir na Avenida Doutor Hélio Ribeiro, 1000, Centro Político Administrativo, Cuiabá.  O horário de atendimento é 12.00 as 18.00h e o telefone para contato é (65) 3615-4694.

Consulta IPVA 2019 MT

O IPVA MT 2019 é obrigatório ser pago pelo contribuinte que possui veículo automotor com placa do Acre.

Para se programar um pouco para esse pagamento o dono de veículo pode fazer uma consulta do valor. Isso é feito de forma bem simples, pois somente é preciso acessar o site do Detran do estado para ter todas as informações relacionadas a esse imposto.

Para entrar no endereço eletrônico da Secretaria da Fazenda é preciso que você siga os passos abaixo:

IPVA MT 2019

  • Primeiro acesse o site através do endereço www.sefaz.mt.gov.br;
  • Informe o seu CHASSI ou RENAVAM;
  • Selecione o ano de Referência;
  • Digite o código da imagem;
  • Clique em “Consultar”.

Valor do IPVA 2019 MT

IPVA 2019 MTO valor IPVA MT para os carros novos, seja nacional ou importado é feito com base em uma alíquota específica em cima do valor do carro à vista. No caso dos veículos nacionais ou importados usados, a alíquota a ser aplicada é aquela do valor venal do veículo automotor.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Estes valores venais do IPVA 2019 MT são determinados de forma anual por meio de resolução específica. Normalmente, esta apuração é feita pelo FIPE, que significa Instituto de Pesquisas Econômicas.

Boleto IPVA 2019 MT

As datas de pagamento do boleto IPVA MT 2019 serão de acordo com a opção de pagamento escolhida, assim como também o número final da placa de cada veículo. Se por exemplo, uma pessoa pagar à vista o IPVA, a data de pagamento será diferente daquele que fizer de forma parcelada.

Inclusive, ao optar por realizar o pagamento à vista, precisará ficar atento as datas de pagamento, pois caso contrário, terá que arcar com o pagamento de multa e juros.

O pagamento do boleto 2019 IPVA Mato Grosso, pode ser realizado por 2 (duas) formas, sendo elas:


Cota Única – Terá direito a um desconto de 15% (quinze por cento) de desconto ao realizar o pagamento de uma única vez e à vista.


Parcelado – Poderá realizar o pagamento do IPVA de forma parcelada, porém sem o direito ao desconto de 15% (quinze por cento).


Ao estar com boleto IPVA MT em mãos, poderá o proprietário o possuidor de veículo automotor realizar o pagamento em quaisquer agências bancárias que lhe for mais conveniente, assim como também poderá realizar o pagamento por meio dos terminais de autoatendimento ou na boca do caixa.

Leia Também:

É também possível, o proprietário ou possuidor do veículo automotor realizar o pagamento por meio da internet, no caso de ser correntista de alguma agência bancária.

IPVA 2019 MT Atrasado?

IPVA 2019 MT

Todo proprietário de veículo automotor do estado do Mato Grasso sabe o quanto é importante pagar os impostos de seu automóvel nas datas corretas, caso contrário, estará sujeito à penalidades aplicadas pelo governo do estado.

Transitar com o IPVA MT atrasado é considerada infração gravíssima, portanto, caso seja parado em uma blitz, por exemplo, certamente o motorista terá uma grande dor de cabeça. Pois, além dos 7 pontos, o veículo será levado para o pátio do Detran, e o cidadão que quiser ter o seu veículo de volta, precisará quitar a dívida do imposto, mais as multas que serão aplicadas.

Por isto, é muito importante que todo dono de carro/moto/caminhão fique atento quanto à data de pagamento de seu IPVA. Vale conferir as datas na tabela de seu estado, conforme foi mostrado em um dos tópicos anteriores.

Para quem tem dúvidas de como realizar o pagamento do imposto atrasado, basta saber que o procedimento é basicamente o mesmo de quem vai pagar o IPVA MT normalmente. Siga os passos mencionados acima, quite sua dívida e apresente o comprovante no Departamento Estadual de Trânsito para retirar o seu veículo do pátio.

Ao realizar o pagamento até a data do vencimento, estará evitando:


Juros de mora: A taxa aplicada é a SELIC (Sistema de Liquidação e Custódia). Com isso, é cobrado os juros a partir do primeiro dia de atraso até o dia anterior ao pagamento.  A taxa é de 1% (um por cento).


Multa de mora: Será equivalente 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por cada dia de atraso. A multa é calculada a partir do primeiro dia de atraso até a data do pagamento.  Além disso, há um limite para a multa que é de 20% (vinte por cento).


O IPVA MT 2019 é um dos principais impostos que os proprietários de veículo automotor do estado do Mato Grosso precisam pagar. Siga as dicas ensinadas acima para realizar o procedimento nas datas corretas e sem ter maiores problemas.

Caso tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao assunto, deixe o seu comentário e aguarde que responderemos assim que possível. E compartilhe também este artigo com um conhecido que também deseja se informar sobre o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *