IPVA 2019 MS – Valor, Consulta, Boleto, Pagar → (Mato Grosso do Sul)

O IPVA 2019 MS que é o imposto sobre propriedade de veículos automotores que deve ser pago por todos os proprietários ou possuidores de veículos automotores. O pagamento deve ser realizado anualmente e de acordo com cada carro, há um valor correspondente, tendo em vista, a alíquota aplicada.


Além disso, realizar o pagamento do ano em exercício, não quer dizer que estará quitando os exercícios anteriores e com isso, também não conseguirá obter o CRLV, enquanto não houver a quitação integral de quaisquer débitos existentes quanto ao IPVA Mato Grosso do Sul.

IPVA 2019 MS


Haverá redução de 50% (cinquenta por cento) da base de cálculo do IPVA MS 2019, quando houver a primeira tributação, ou seja, nos carros novos.

IPVA 2019 MS

Também haverá redução da base de cálculo do IPVA 2019, relativo a veículos automotores pertencentes à frota de pessoas, naturais e jurídicas, que tenham domicílio no Estado com frotas compostas por 30 ou mais veículos sujeitos à tributação, registrados em seu nome (carros de passeio e utilitários, motos, carretas, caminhões, ônibus e micro-ônibus).

Leia Também:

Já no caso de carretas, caminhões, ônibus e micro-ônibus passarão de 2% do valor da tabela FIPE para 1%, no caso de carros de passeio e utilitários de 3,5% para 2% e motos de 2% para 1,5%.

Consulta IPVA 2019 MS

A emissão do carnê de pagamento é feito pelo Detran do referido estado, mas quem o entrega na residência do contribuinte é os Correios. Caso aconteça do carnê não ser entregue ou o proprietário do veículo queira consultar para se programar, somente é preciso seguir os passos que estão descritos logo abaixo.

Veja agora os passos a serem seguidos para realizar a consulta IPVA 2019 MS, eles são bem simples e não há custo algum nisso:

IPVA MS 2019

  • Placa;
  • Número do RENAVAM;
  • Após ter preenchido esses dados somente é necessário clicar que concorda com as informações que foram prestadas;
  • E veja se você como se encontra a situação do seu veiculo.

Valor do IPVA 2019 MS

IPVA 2019 MSO valor IPVA Mato Grosso do Sul tem como base os preços médios de mercado dos automóveis usados, multiplicado pela alíquota correspondente. Normalmente, o valor aplicado no mercado é aquele que está estabelecida na tabela da FIPE, que é a empresa responsável por apurar a base de cálculo do imposto.

Conforme dito anteriormente, para cada tipo de carro há uma alíquota correspondente para o IPVA 2019 MS, de acordo com o abaixo estabelecido.


1,0% (um por cento) – Esta alíquota é aplicada para os veículos novos, ou seja, para aqueles que terão a sua primeira tributação. É preciso que o veículo automotor tenha cilindrada igual ou inferior a 150 cm³.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

2% (dois por cento) – Esta alíquota é aplicada para caminhão com qualquer capacidade de carga, ônibus, micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros, ciclomotor, motocicleta, triciclo e quadrículo.


3,5% (três e meio por cento) – Esta alíquota é aplicada para automóvel (carro de passeio), camioneta, camioneta de uso misto e utilitário.


Boleto IPVA 2019 MS

Para aqueles que optar realizar o pagamento do boleto IPVA à vista até o dia 31.01, terá direito a um desconto de 15% (quinze por cento).NOs contribuintes possuem duas opções para realizar o pagamento do IPVA do ano de 2018, podendo ser:

  • Em uma única parcela com vencimento até 31/01, com 15% de desconto;
  • Parcelado em 5 (cinco) cotas, porém sem qualquer desconto.

O proprietário ou possuidor do veículo automotor poderá realizar o pagamento por diversos meios, ou seja, pelo Banco do Brasil, Banco Itaú, Caixa Econômica Federal, Banca Hsbc, Banco Cooperativo Sicredi, Banco Rural, Banco Bradesco e Banco Safra.

Leia Também:

Além disso, poderá também fazer o pagamento nos Postos de arrecadação do Detran MS IPVA, isto é, nas Agências dos Correios, pela Internet através dos bancos conveniados, nas AGENFAS (Agências Fazendárias), nos Fácil de Campo Grande.


Pagamento em atraso – O pagamento do IPVA 2019 MS deve ser efetuado até a data do vencimento, pois caso contrário terá que pagar multa e juros. A multa será ao dia, até o limite máximo de 10% e juros de 1% ao mês ou fração.


Pedidos de exclusão de IPVA por motivo de furto/roubo – Para que não tenha a obrigação de realizar o pagamento de IPVA dos veículos furtados ou roubados, é preciso apresentar a cópia do Boletim de Ocorrência.  Além disso, o Boletim de Ocorrência deve estar cadastrado no sistema da DEFURV e também apresentar a cópia do documento do veículo.


Imunidade –  Alguns veículos aquáticos, aéreos e terrestres possuem imunidade que é atribuída a: A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

Os partidos políticos, inclusive suas fundações, as entidades sindicais dos trabalhadores, as instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos

As autarquias e as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, desde que tais veículos estejam vinculados às suas finalidades essenciais, ou às delas decorrentes. Os templos de qualquer culto.


Isenções – Além das imunidades, há também alguns veículos que possuem isenção, como:

  • Máquina agrícola, terraplenagem, trator, aeronave
  • Locomotiva, vagão ou o vagonete automovidos;
  • Embarcação de pescador profissional;
  • Ônibus de transporte coletivo urbano;
  • Triciclo e o quadrículo, para deficiente físico, de uso individual;
  • Destinados ao socorro de feridos e doentes.
  • Destinados ao combate de incêndios;
  • Rodoviários utilizados efetivamente como táxi;
  • Veículos com mais de 20 anos de fabricação.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA 2019 MS – Valor, Consulta, Boleto, Pagar → (Mato Grosso do Sul)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *