IPVA 2019 GO – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento, Detran → (Goiás)

O IPVA 2019 GO – Imposto sobre a propriedade de veículos automotores é um imposto que todos os proprietários e possuidores de veículos do Brasil devem quitar anualmente, seja veículos aéreos, terrestres ou aquático de qualquer espécie, ou seja, ônibus, automóveis, micro-ônibus, caminhões, motocicletas, entre outros.


IPVA 2019 GO


A finalidade do recolhimento do IPVA Goiás 2019 é para realizar investimentos em saneamento, saúde, educação, segurança, entre outros.

IPVA 2019 GO

Leia Também:

De forma equivocada, muitos acreditam que ao estarem pagando o IPVA deveria não mais haver buracos nas ruas, os asfaltos deveriam estar perfeitos, mas como dito anteriormente, a finalidade do IPVA não é esta.

O IPVA GO 2019 é cobrado pela Secretaria de Estado da Fazenda, sendo que 50% (cinquenta por cento) é do Estado e os outros 50% (cinquenta por cento) do Município que emplacou o veículo automotor.

Consulta IPVA 2019 GO

O proprietário de veículo automotor cujo veículo está emplacado em Goiás deve se planejar para pagar mais uma vez o IPVA GO, uma forma de se organizar é consultando o valor antes de receber o boleto ou guia de recolhimento do ano.

Separamos logo abaixo um guia para consulta IPVA 2019 GO. Acompanhe:

IPVA GO 2019

  • Entre no site do Detran www.detran.go.gov.br;
  • Marque a caixa “Li e Concordo com as orientações”.
  • O botão Confirmar deve ser clicado;
  • Na próxima janela pede que seja inserido o número da placa e também o
  • RENAVAM do veículo que deseja fazer a consulta;
  • O código de segurança deve ser digitado;
  • Por ultimo, o botão Enviar Informações deve ser clicado.

Alíquota IPVA GO


Alíquota de 1,25% – A aplicação desta alíquota é para os ônibus, micro-ônibus e caminhões.


Alíquota de 2,5% – A aplicação desta alíquota é para os automóveis de até 100 cilindradas e motocicletas.


Alíquota de 3,45% – A aplicação desta alíquota é para caminhonetes e utilitários.


Alíquota de 3,75% – A aplicação desta alíquota é para os automóveis acima de 1000 cilindradas.


Boleto IPVA 2019 GO

IPVA 2019 GOPara poder consultar o valor do IPVA 2019, é necessário acessar o site do Detran de Goiás.  Além disso, é possível também emitir o carnê de pagamento que será enviado para a residência do proprietário ou possuidor por meio dos Correios.

Inclusive, se não houver o recebimento do carnê na residência, poderá acessar o site www.detran.go.gov.br, clicar na caixa “Li e Concordo com o conteúdo das orientações acima”, posteriormente, clicar no botão “confirmar”, então digitar o número da placa e do RENAVAM, o código de segurança e por fim clicar em “enviar informações”.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

O pagamento deve ser realizado conforme o número final da placa do veículo automotor. Ao estar com o boleto IPVA 2019 GO em mãos, poderá quita-lo em quaisquer redes bancárias, como:

  • Banco Itaú;
  • Bradesco;
  • Casas Lotéricas;
  • Banco do Brasil;
  • Banco Santander;
  • Caixa Econômica Federal.

CRLV – O comprovante de pagamento não é o Certificado de licenciamento e não serve como documento. De todo modo, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, CRLV é entregue na residência do possuidor e proprietário no prazo de 07 (sete) dias, que é o limite máximo.

Caso o proprietário ou possuidor de veículo automotor for parado em uma Blitz, poderá apresentar o comprovante de pagamento e informar que ainda está no aguardo da chegada do CRLV.

Leia Também:

O CRLV é um documento obrigatório e deve estar sempre em mãos quando for parado em algum momento nas ruas ou estradas.  Este documento ao ser emitido comprova que o veículo automotor estar dentro das normas do Detran GO IPVA, podendo assim circular pelas ruas ou estradas, sem quaisquer problemas.


Parcelamento – As pessoas que preferirem não realizar o pagamento à vista poderá optar por fazer o parcelamento em 3 (três) vezes no mesmo valor do IPVA.

A pessoa que preferir realizar o pagamento à vista do IPVA 2019 GO obterá um desconto, porém é preciso que a quitação seja feita até a data do vencimento, pois caso contrário, não terá esta benesse, pelo menos para aquele ano.

O desconto é estabelecido de forma anual por decreto determinado pelo Governador do Estado.


Pagamento realizado em atraso – Ao realizar o pagamento até a data do vencimento, estará evitando:

Juros de mora: A taxa aplicada é a SELIC (Sistema de Liquidação e Custódia). Com isso, é cobrado os juros a partir do primeiro dia de atraso até o dia anterior ao pagamento.  A taxa é de 1% (um por cento).

Multa de mora: Será equivalente 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por cada dia de atraso.  A multa é calculada a partir do primeiro dia de atraso até a data do pagamento.  Além disso, há um limite para a multa que é de 20% (vinte por cento).


Pagamento dos anos anteriores – O pagamento do imposto sobre propriedade de veículos automotores dos anos anteriores pode ser pago em uma única parcela ou em 03 (três), conforme as possibilidades do proprietário do veículo.

Inclusive, não há quaisquer problemas realizar o pagamento do boleto IPVA 2019 GO, mesmo estando em débito com a quitação do IPVA dos anos anteriores, porém para que possa ser realizado o agendamento da vistoria a ser feita pelo Detran GO IPVA é preciso que não haja qualquer débito.


Caso ainda tenha dúvidas referente ao pagamento, como conseguir guia de recolhimento, entre outro, é possível entrar em contato com o Detran IPVA GO por meio do telefone (62) 3269 8800 no horário de atendimento que é das 08.00h as 18.00h.

Ou se assim preferir poderá ir diretamente ao Detran IPVA Goiás que fica localizado na Avenida Engenheiro Atílio Correia LIMA, s/n, Cidade Jardim, Goiânia – GO.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA 2019 GO – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento, Detran → (Goiás)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *