IPVA 2019 ES – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Espírito Santo)

O IPVA 2019 ES é o Imposto sobre a propriedade de veículos automotores que deve ser pago anualmente por todos os proprietários e possuidores de veículos automotores no estado do Espírito Santo.

Além disso, a sua cobrança não é feita pelo governo, já que sua arrecadação é realizada pelo Estado do Espírito Santo, sendo que posteriormente, o mesmo é destinado para dois entes, 50% (cinquenta por cento) vai para o próprio estado e os outros 50% (cinquenta por cento) vai para o local em que o veículo automotor foi emplacado.

IPVA 2019 ES

A finalidade do pagamento do IPVA Espírito Santo não é consertar estradas e tapar buracos, mas sim para inúmeros fins, auxiliar no transporte, saúde, segurança, entre outros.

IPVA 2019 ES

O calendário de pagamento do IPVA 2019 ES fica disponibilizado no site do DETRAN e nele é possível encontrar inúmeras informações. Além disso, o pagamento do IPVA é feito com base na data limite e que tem relação ao número final da placa do veículo automotor.

Leia Também:

Todas as pessoas que tiverem dúvidas sobre a cobrança do IPVA ES 2019 e quaisquer outras informações, poderá se dirigir as unidades do Detran, assim como também pode ir diretamente a sede do Detran Espírito Santo localizado na Avenida Fernando Ferrari, 1080, Edifício América, Centro Empresarial, Torre Sul, Mata da Praia, Vitória – ES.

Consulta IPVA 2019 ES

A consulta IPVA ES de veículos é um procedimento muito importante para os motoristas que desejam saber a situação em que se encontra o seu automóvel. Através dela é possível conferir os débitos pendentes, como multas ou documentações a serem pagas. Todo o procedimento é feito através do site da Secretaria de Estado de Fazenda do Espírito Santo.

Confira a seguir como realizá-la:


Passo 01: O primeiro passo a ser dado é acessar o site do Sefaz ES por meio do seguinte endereço: www.internet.sefaz.es.gov.br. Agora aguarde a página carregar.


Passo 02: Após o carregamento, você poderá visualizar alguns campos de consulta logo abaixo da página. Informe a placa e o Renavam nos campos solicitados.


Passo 03: Agora você poderá visualizar as informações relacionadas à seu veículo e saber se há algum débito pendente relacionado ao mesmo.


Depois de conferir as informações a respeito do seu carro ou moto, você estará ciente se precisa ou não fazer algum pagamento para manter o seu veículo regular novamente.

Valor do IPVA 2019 ES

IPVA 2019 ESO valor do IPVA Espírito Santo é de acordo com o veículo do proprietário ou possuidor. De todo modo, o cálculo é realizado de acordo com valores pré-determinados.  A alíquota será de 2% (dois por cento) para caminhonetes, carros, embarcações e 1% (um por cento) para motos, ônibus, caminhões, ciclomotores e micro-ônibus.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Aos proprietários e possuidores de veículos automotores que optarem por realizar o pagamento à vista terá direito ao desconto de 5% (cinco por cento). Há também a possibilidade de optar por parcelamento em duas cotas.

Leia Também:

A quitação do IPVA do ano corrente não quita quaisquer débitos pendentes quanto ao IPVA dos anos anteriores. Além disso, sem a quitação integral dos débitos, não conseguirá obter o licenciamento do veículo. Portanto, é imprescindível estar em dia com o IPVA 2019 ES, para que tenha o certificado.

Boleto IPVA 2019 ES

O pagamento do boleto IPVA ES 2019 deverá ser realizado por meio do banco Banestes ou também em qualquer outro banco autorizado, como Banco Itaú, Banco do Brasil, Casas Lotéricas.

Além disso, os veículos automotores com mais de 15 anos de fabricação estão isentos de realizar o pagamento do IPVA no estado do Espírito Santo.


Pagamento em atraso – Para obter o desconto de 5% (cinco por cento) é preciso fazer o pagamento do boleto até a data do vencimento, assim como também a vista.

Mas caso, opte em pagar de forma parcelada e venha a perder o prazo de pagamento pagará multa de 0,33% sobre o valor do imposto por dia de atraso, podendo realizar o mesmo até 60 (sessenta) dias depois do vencimento e se após este período será cobrada multa de 20% (vinte por cento) do valor do imposto.

Porém se houver motivação por ação fiscal, o proprietário ou possuidor deverá arcar com o pagamento de uma multa de 50% (cinquenta por cento) do valor do IPVA, porém se o IPVA e os acréscimos legais forem recolhidos de forma integral, poderá a multa ser reduzida para 25% (vinte e cinco por cento), no caso de ser feito o pagamento até o prazo para a impugnação ou redução de 35%, caso o recolhimento seja efetuado antes da inscrição na dívida ativa.


Isenção – As situações em que o veículo automotor possui isenção, sendo eles:

  • Ambulâncias
  • Veículos utilizados nos serviços agrícolas e de terraplanagem
  • Veículo de transporte de passageiros, como por exemplo, o táxi
  • Embarcações exclusivas para atividade relacionada a pesca
  • Veículos com mais de 15 anos de fabricação
  • Ônibus utilizados em linhas de transportes urbanos
  • Veículos automotores de associações ou ongs
  • Veículos com sistema adaptado para passageiros com deficiência física

Dispensa de Pagamento – Há a dispensa do pagamento do IPVA 2019 ES quando há a perda total do veículo seja por sinistro, furto ou quaisquer outros motivos que acabem descaracterizando a posse ou domínio útil.


Imunidade – Não há quaisquer cobranças referente ao IPVA 2019 quando o proprietário ou possuidor do veículo for:

  • Distrito Federal, União, Municípios, Estados e as respectivas autarquias
  • Templo de qualquer religião
  • Partidos políticos
  • Instituições de educação ou de assistência social.

Porém é preciso que não façam distribuição de quaisquer parcelas de seu patrimônio; aplicarem os seus objetivos institucionais de forma integral no Brasil; manter toda a escrituração das despesas e receitas em livros, justamente para poder demonstrar exatidão nas informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *