IPVA 2019 DF – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Distrito Federal)

O IPVA 2019 DF – Imposto sobre a propriedade de veículos automotores é um imposto que todos os proprietários e possuidores de veículos do Brasil devem quitar anualmente, seja veículos aéreos, terrestres ou aquático de qualquer espécie, ou seja, ônibus, automóveis, micro-ônibus, caminhões, motocicletas, entre outros.

IPVA 2019 DF

A finalidade do recolhimento do IPVA Distrito Federal é para realizar investimentos em saneamento, saúde, educação, segurança, entre outros.

IPVA 2019 DF

De forma equivocada, muitos acreditam que ao estarem pagando o IPVA DF deveria não mais haver buracos nas ruas, os asfaltos deveriam estar perfeitos, mas como dito anteriormente, a finalidade do IPVA não é esta.

Leia Também:

O IPVA 2019 DF é cobrado pela Secretaria de Estado da Fazenda, sendo que 50% (cinquenta por cento) é do Estado e os outros 50% (cinquenta por cento) do Município que emplacou o veículo automotor.

Consulta IPVA 2019 DF

O IPVA DF não é o mesmo que foi pago em 2018, pois ele é cabível de certas alterações como alíquota que o estado cobra e o tipo de veículo que a pessoa possui. Além do mais, os veículos que possuem mais de 15 anos estão isentos desse pagamento.

Para realizar a consulta IPVA 2019 DF e ver qual será o valor a pagar desse imposto o proprietário do veículo deve seguir os passos ensinados abaixo:

IPVA DF 2019

  • Primeiramente acesse o site wwww.fazenda.df.gov.br;
  • Digite o seu RENAVAM;
  • Selecione entre “Por Exercício” ou “Divida Ativa”;
  • Clique em “Executar”.

Boleto IPVA 2019 DF

IPVA 2019 DFO proprietário ou possuidor deverá acessar o site www.fazenda.df.gov.br e com isso emitir o D.A.R para realizar o pagamento do IPVA 2019 DF.

Com isso, precisará clicar na aba cidadão ou empresa/ipva e 2ª via e consulta pagamentos ou se preferir, poderá ir a uma das diversas agências ou posto de atendimento da Receita Estadual ou também nos postos de atendimento do “Na Hora”.

O IPVA 2019 dos carros novos e importados devem ser pagos no prazo de até 30 dias da compra e tem que ser à vista. Já os demais carros, os proprietários ou possuidores poderão pagar de forma parcelada em até 03 (três) cotas.

Agora, se pretende obter as boleto IPVA DF dos anos anteriores para efetuar o pagamento, também poderá obter a segunda via pelo site da fazenda e requerer a segunda via.

Pagamento do IPVA 2019 DF

O pagamento do IPVA Distrito Federal poderá ser realizado por meio da internet em qualquer lugar do mundo acessando a sua conta corrente por um aplicativo ou pelo computador, assim como também poderá pagar diretamente nas redes bancárias, como:

  • Banco Itaú
  • Bradesco
  • Casas Lotéricas
  • Banco do Brasil
  • Banco Santander
  • Caixa Econômica Federal.

Pagamento do imposto de carro recuperado de roubo ou furto – O pagamento do IPVA do veículo recuperado de roubo/furto pode ser pago em parcela única assim como também em 03 (três) parcelas, porém a cota única ou a primeira cota do parcelamento deve ser paga no prazo de 30 (trinta) dias a partir da recuperação do veículo automotor.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Pagamento duplicado da mesma cota – Caso haja por equívoco o pagamento duplicado da cota, poderá ser requerido a compensação do pagamento feito de forma duplicada.  Para isso, será preciso entrar em contato com a Fazenda do Estado por meio do número 156, opção 3 ou entrando no site da fazendo e solicitando a compensação por meio do fale conosco.

Há também a possibilidade de ir direto a uma das agências, posto de atendimento da Receita ou em uma das Unidades de Atendimento “Na hora”.


Desconto – Se o pagamento for realizado em uma única parcela até a data do vencimento, conforme estabelecido na Lei nº 7431/85 art. 3º parágrafo quarto.

Além disso, também não deve existir quaisquer débitos pendentes de IPVA nos exercícios anteriores, pois caso contrário não terá o desconto de 5% (cinco por cento) sobre o valor do IPVA, imposto sobre propriedade de veículo automotor.


Pagamento em atraso – Tendo ultrapassado o prazo para o pagamento, haverá a cobrança de juros pelo atraso e sendo o pagamento mesmo com atraso pago no mesmo exercício, poderá ser aplicada a seguinte multa:

Havendo pretensão em realizar o pagamento mesmo após o prazo, mas sendo dentro do mês que deveria ter sido pago, será aplicado a multa de 5% (cinco por cento).

Leia Também:

Havendo a pretensão em realizar o pagamento com menos de 30 (trinta) dias de atraso haverá a atualização monetária do valor principal pelo índice nacional de preço ao consumidor, ou seja, INPC, mas juros de mora de 1% (um por cento) e multa de 5% (cinco por cento).

Havendo a pretensão em realizar o pagamento com mais de 30 (trinta) dias de atraso haverá a atualização monetária do valor principal pelo índice nacional de preço ao consumidor, ou seja, INPC, mas juros de mora de 1% (um por cento) e multa de 10% (dez por cento).


Parcelamento – As pessoas que preferirem não realizar o pagamento à vista poderá optar por fazer o parcelamento em 3 (três) vezes no mesmo valor, sendo que com parcelas mínimas de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), de acordo com o estabelecido no art. 1ª parágrafo primeiro da Portaria SEF Nº 268/2013

Porém, se o valor do IPVA for menor que R$ 50,00 (cinquenta reais), haverá a cobrança por meio de cota única, não sendo assim, possível a realização do parcelamento.

Caso a pessoa opte por fazer o parcelamento, deverá pagar todas as parcelas até a data do vencimento, pois caso contrário, o parcelamento estará cancelado.


Pagamento de Imposto dos anos anteriores – O pagamento do imposto sobre propriedade de veículos automotores dos anos anteriores pode ser pago em uma única parcela ou em 03 (três), conforme as possibilidades do proprietário do veículo.

Inclusive, não há quaisquer problemas realizar o pagamento do boleto IPVA 2019 DF, mesmo estando em débito com a quitação do IPVA dos anos anteriores, porém para que possa ser realizado o agendamento da vistoria a ser feita pelo Detran DF IPVA é preciso que não haja qualquer débito do IPVA.

Dívida Ativa IPVA DF

Se você está na estatística dos contribuintes que corre o risco de deixar o IPVA atrasado, é importante que você saiba que isso poderá acarretar em uma série de consequências, começando por te o seu CPF ou CNPJ inscrito na dívida ativa.

Ficou confuso sobre como isso funciona? Então, para que o seu CPF ou CNPJ seja registrado na dívida ativa, as instituições precisam primeiro informar a Procuradoria Geral da região os seus dados a serem inseridos no cadastro. A Procuradoria Geral é o órgão que fica responsável por emitir a Certidão de Dívida Ativa do devedor.

Existe a aliquota que definida pelo Estado, salientando que a mesma varia de para cada Estado de forma significativa.

O valor total do IPVA a ser cobrado é diferente para cada tipo de veículo, levando em consideração o modelo, tempo de utilização e ano de lançamento do mesmo. A Secretaria da Fazenda em conjunto com o Detran é a responsável por determinar o valor a ser cobrado.

Se pagar o tributo de forma integral pesa no seu bolso, é importante frisar que o imposto do IPVA DF 2019 pode ser parcelado, mas caso você opte pelo parcelamento do seu boleto, existe o ônus de perder todo o o desconto que é oferecido para quem realiza o pagamento integral e em dia, sem o recebimento de multas de transito.

Você pode quitar valor do IPVA DF 2019 parcelando em até 3 vezes sem multa e sem juros, sendo ainda possível tentar uma renegociação do débito mesmo após a data de vencimento. Há algumas situações em que é possível fazer o parcelamento em até seis vezes com multa de 6% sobre o valor atualizado mais juros e correções monetárias. Não perca mais tempo, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *