IPVA 2019 BA – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Bahia)

O IPVA 2019 BA, Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores é um imposto cobrado pelo Governo do Estado a todos proprietários de veículos automotores, tanto os de via terrestre quanto barcos, entre outros.

Qualquer tipo de veículo que seja motorizado deve realizar o pagamento do IPVA Bahia. Essa arrecadação vai diretamente para os cofres do estado, que poderá utilizar esses recursos como bem entender. Não há uma orientação oficial sobre como deveria ser gasto o dinheiro do tributo.

IPVA 2019 BA

O IPVA BA arrecadado é distribuído 50% (cinquenta por cento) para o Estado e 50%(cinquenta por cento) ao Município onde o veículo é licenciado.
Além disso, todos proprietários e possuídos de veículos automotores, com exceção dos que gozam de isenção e imunidade, devem realizar o pagamento do IPVA 2019.

IPVA 2019 BA

Inúmeras são as pessoas que acreditam que ao estar realizando o pagamento, o valor do IPVA arrecadado tem como finalidade realizar o asfaltamento das ruas, distribuição e manutenção de sinais de trânsito, entre outros, mas estão equivocados, já que todo o montante arrecado com IPVA 2019 BA é investido em:

  • Saneamento;
  • Saúde;
  • Educação;
  • Segurança;
  • Entre outros.

Leia Também:

Caso o contribuinte tenha dúvidas quanto ao IPVA, poderá ir a uma das unidades do Detran, assim como também acessar o site www.detran.ba.gov.br ou entrar em contato por meio do telefone 71 3535 0888.

Consulta IPVA 2019 BA

O valor de pagamento do IPVA varia de ano e ano, para que você não se atrapalhe na hora de realizar o pagamento, o Detran BA resolveu colocar na sua plataforma a tabela atualizada para que todos os proprietários de veículos automotores pudessem acessa-la e visualizarem quanto tem que pagar ao tributo.

Seguindo o passo a passo a seguir você verá como é fácil e seguro realizar a consulta. Confira:

IPVA 2019 BA

  • Primeiro acesse o site www.detran.ba.gov.br;
  • Agora selecione entre “RENAVAM” e “CHASSI”;
  • Informe o numero do documento selecionado;
  • Clique em “Pesquisar”.

Valor do IPVA 2019 BA

IPVA 2019 BAO valor do IPVA BA para os carros novos, seja nacional ou importado é feito com base em uma alíquota específica em cima do valor do carro à vista. No caso dos veículos nacionais ou importados usados, a alíquota a ser aplicada é aquela do valor venal do veículo automotor.

Estes valores venais são determinados de forma anual por meio de resolução específica. Normalmente, esta apuração é feita pelo FIPE, que significa Instituto de Pesquisas Econômicas. O contribuinte além de pagar o IPVA 2019 Bahia, também paga as taxas de licenciamento do Detran BA IPVA, assim como também o seguro obrigatório.

Para os veículos automotores novos, seja nacional ou importado, terá o valor do IPVA 2019 BA calculado aplicando-se a alíquota própria sobre o preço total à vista, que consta na Nota Fiscal, seja este emitido pelo revendedor ou pela autoridade federal competente, por ocasião do desembaraço aduaneiro.
Agora se o veículo for usado, será aplicada a alíquota própria sobre o valor venal do veículo.

Leia Também:

Este valor venal é estabelecido todo ano por meio de uma resolução específica e refletem os preços médios praticados pelo mercado.

Boleto IPVA 2019 BA

De posse do boleto IPVA BA, basta que o proprietário ou possuidor vá até uma agência bancária, como Bradesco, Itaú, Banco do Brasil ou Caixa Econômica. O pagamento também pode ser realizado no autoatendimento, na boca do caixa ou até mesmo pela internet. Além disso, não é permitido fazer o pagamento do IPVA por meio de cheques.

O pagamento do imposto deve ser realizado por meio do boleto IPVA Bahia e que são emitidas pelo Detran ou Ciretrans. É preciso ressaltar que a quitação do IPVA do corrente ano não isenta de realizar o pagamento dos exercícios anteriores.

Portanto, é preciso estar em dia com o pagamento do boleto IPVA 2019 BA, justamente para que não tenha problemas quando for parado em blitz, já que estando em dia, terá direito ao CRLV, Certificado de Registro de Licenciamento Veicular.


Pagamento realizado em atraso – Ao realizar o pagamento do IPVA 2019 Bahia até a data do vencimento, estará evitando:

Juros de mora: A taxa aplicada é a SELIC (Sistema de Liquidação e Custódia). Com isso, é cobrado os juros a partir do primeiro dia de atraso até o dia anterior ao pagamento.  A taxa é de 1% (um por cento).

Multa de mora: Será equivalente 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por cada dia de atraso. A multa é calculada a partir do primeiro dia de atraso até a data do pagamento.  Além disso, há um limite para a multa que é de 20% (vinte por cento).


Pagamento dos exercícios anteriores – O pagamento do IPVA BA dos anos anteriores é pago da mesma forma que o do ano corrente, ou seja, por meio da Guia de Recolhimento de Débitos. Inclusive, o pagamento poderá ser realizado em cota única ou de forma parcelada.


Pagamento do exercício atual não quita os anteriores – O pagamento do IPVA Bahia 2019 pode ser realizado, mesmo havendo débito referente aos exercícios anteriores, isto quer dizer, que o pagamento do exercício atual não quita os exercícios anteriores.

Ademais, somente poderá receber o CRLV, ou seja, o Certificado de Registro de Licenciamento Veicular, se não houver qualquer débito referente ao IPVA do ano corrente e anterior.