IPVA 2019 AP – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Amapá)

O IPVA 2019 AP é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores que deve ser pago anualmente por todos aqueles que possuem a propriedade plena ou não de caminhões, ônibus, automóveis, micro-ônibus, jet-ski, lanchas, barcos, aviões, motocicletas.


O IPVA AP deve ser pago anualmente, justamente para que tenha o licenciamento, ou seja, a impressão a cada ano do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

Esta cobrança é realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda todos os anos e pode ser quitado por meio de diversos bancos, como Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Bancos conveniados, entre outros.

IPVA 2019 AP


É preciso realizar o pagamento todos os anos do IPVA Amapá, justamente para que não tenha quaisquer problemas no decorrer do ano. Além disso, o pagamento do IPVA não tem qualquer relação com consertos de rua, consertos ou colocação de sinais.

IPVA 2019 AP

Na verdade, trata-se de uma receita dos Municípios e Estados que costumam serem utilizadas na Administração do Estado ou Município, como despesas com segurança, educação, saneamento, saúde, entre outros.

Leia Também:

Para ter anualmente a impressão do CRLV, isto é, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é preciso que não haja qualquer débito existente no que tange a obrigação do veículo automotor, ou seja, Seguro DPVAT, multas de transito, IPVA e as respectivas taxas para a expedição do documento.

Ademais, o pagamento pode ser realizado pela internet ou de forma presencial.

Consulta IPVA 2019 AP

Quem reside no estado do Amapá e possui veículo automotor deve ficar atento ao valor a ser pago pelo IPVA 2019 AP. Essa informação é muito importante, já que o valor a ser pago varia todos os anos de acordo com o modelo do veículo. Veja a seguir como realizar a consulta em poucos minutos:

IPVA 2019 AP

  • Primeiro acesse o site sefa.pa.gov.br;
  • Informe o seu RENAVAM;
  • Clique em “Consultar”.

Pagamento do IPVA 2019 AP

Para ser obrigado a realizar o pagamento do IPVA é preciso ser proprietário ou possuir de um veículo automotor e ser domiciliado ou residente no Estado de São Paulo.

Inclusive, ocorre o fato gerados nas situações abaixo informadas:


01. Utilização do veículo no primeiro dia do ano, sendo o carro usado.


02. Na data em que for emitida a nota fiscal, caso seja um veículo novo. É considerado carro novo, aquele que ainda não saiu para o consumidor.


03. Na data em que houver a arrematação do veículo novo adquirido por meio de leilão.


04. Na data do desembaraço aduaneiro, no caso do veículo importado pelo consumidor diretamente do exterior.


05. Na data que houver a incorporação do veículo ao ativo permanente do importador, revendedor ou fabricante.


06. No dia que tiver havido a autorização na utilização do veículo não fabricado em série.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

07. Na data de saída informada na Nota Fiscal referente a venda da carroceira quando tiver sido acoplada ao chassi para os veículos objeto de encarroçamento.


08. Para as empresas de locação de veículos.


Boleto IPVA 2019 AP

IPVA 2019 APO proprietário e possuidor de veículo automotor poderá optar em realizar o pagamento do IPVA 2019 AP em uma única cota, assim como também de forma parcelada.

Ao realizar o pagamento em cota única, haverá o direito a um desconto de 20% (vinte por cento). Porém, se a opção for por pagar de forma parcelada, poderá fazer em até 06 (seis) parcelas.

Leia Também:

O boleto IPVA AP para efetuar o pagamento será enviado por meio dos Correios, porém, se preferir, poderá fazer a impressão por meio do site da Secretaria da Receita Estadual ou do Detran.


Pagamento em atraso – Ao realizar o pagamento IPVA 2019 AP até a data do vencimento, estará evitando:

Juros de mora: A taxa aplicada é a SELIC (Sistema de Liquidação e Custódia). Com isso, é cobrado os juros a partir do primeiro dia de atraso até o dia anterior ao pagamento. A taxa é de 1% (um por cento).

Multa de mora: Será equivalente 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por cada dia de atraso. A multa é calculada a partir do primeiro dia de atraso até a data do pagamento. Além disso, há um limite para a multa que é de 20% (vinte por cento).


Pagamento de Imposto dos anos anteriores – Ao realizar o pagamento do IPVA 2019, não está liquidando quaisquer débitos existentes dos anos anteriores.

Além disso, se débitos houver, não conseguirá fazer o agendamento para realização da vistoria. Portanto, é preciso estar em dia com o pagamento do IPVA, seja do corrente ano ou dos anos anteriores, pois só assim terá o licenciamento.


Dispensa de Pagamento – Existem situações que fazem com que haja a dispensa no pagamento do IPVA, que são aqueles casos que há o rompimento do vínculo entre o veículo e o proprietário.

Abaixo, listamos as hipóteses de dispensa de pagamento:

  • Baixa permanente;
  • Furto ou roubo;
  • Leilão do veículo como sucata;
  • Questionamento de propriedade;
  • Perdimento;
  • Arresto;
  • Sequestro;
  • Apreensão judicial;
  • Penhora;
  • Desaparecimento ou perecimento do veículo.

Outras cobranças – Quando é realizado o pagamento do boleto IPVA 2019 AP, paga-se também taxas referente ao licenciamento do veículo, assim como também o seguro obrigatório.

Aqueles que não fizerem o pagamento do IPVA poderem ter os veículos automotores recolhidos ao pátio do Departamento de Trânsito do Amapá (Detran IPVA).

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPVA 2019 AP – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Amapá)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *