IPVA 2019 AM – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Amazonas)

O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores é um imposto que todos os proprietários de veículos do Brasil devem quitar anualmente. As pessoas que devem pagar o IPVA 2019 AM são os possuidores ou proprietários de veículos automotores.


O IPVA Amazonas deve ser pago anualmente, justamente para que tenha o licenciamento, ou seja, a impressão a cada ano do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

IPVA 2019 AM


Para ter anualmente a impressão do CRLV, isto é, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é preciso que não haja qualquer débito existente no que tange a obrigação do veículo automotor, ou seja, Seguro DPVAT, multas de transito, IPVA 2019 e as respectivas taxas para a expedição do documento.

IPVA 2019 AM

Leia Também:

Ademais, o pagamento pode ser realizado pela internet ou de forma presencial.

A finalidade da receita arrecadada com o pagamento do IPVA Amazonas não é para tapar buracos, por asfalto, colocar semáforos. Na verdade, esta receita é para ser investida em saneamento, saúde, educação, segurança, entre outros.

Além disso, o pagamento do Detran IPVA, 50% (cinquenta por cento) é do Estado e os outros 50% (cinquenta por cento) fica om o Município que realizou o emplacamento do veículo automotor.

Consulta IPVA 2019 AM

Quem mora no estado do Amazonas e deseja consultar IPVA 2018 AM do seu veículo para ficar ciente do valor e dos débitos deverá seguir alguns passos necessário para que possa realizar a consulta do seu imposto corretamente .

Ao consultar a situação do seu veículo é possível até mesmo emitir a guia de tributo para efetuar o pagamento antes do prazo de vencimento. Confira as instruções a seguir:

IPVA 2019 AM

  • Acesse o site através do endereço: www.sefaz.am.gov.br;
  • Informe o numero do seu RENAVAM;
  • Clique em “Consultar”.

Você poderá ver todas as informações a respeito do seu veículo automotor e poderá consultar também se possui alguma pendência a pagar.

Valor do IPVA 2019 AM

O valor do IPVA AM tem como base os preços médios de mercado dos automóveis usados, multiplicado pela alíquota correspondente. Normalmente, o valor aplicado no mercado é aquele que está estabelecida na tabela da FIPE, que é a empresa responsável por apurar a base de cálculo do imposto.

Conforme dito anteriormente, para cada tipo de carro há uma alíquota correspondente, de acordo com o abaixo estabelecido.


2% (dois por cento) – Esta alíquota é aplicada para veículos de passeio e comerciais leves, ônibus, caminhões, motocicletas e triciclos até mil cilindradas.


3,0% (três por cento) – Esta alíquota é aplicada para veículos automotores mais potentes.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

O veículo automotor fabricado há mais de 15 (quinze) anos está isento do pagamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores.

Boleto IPVA 2019 AM

IPVA 2019 AMOs contribuintes podem ter acesso ao boleto de pagamento do IPVA Amazonas por meio do site do Sefaz AM. O pagamento deve ser realizado nas agências credenciadas pelo estado.

Além disso, há também a possibilidade de emitir o boleto IPVA 2019 AM na Central de Atendimento do Contribuinte localizada na Avenida André Araújo, nº 150, assim como também, nos Pronto Atendimento ao Cidadão ou nas unidades do Sefaz espalhadas pelo estado.


Descontos – Os proprietários e possuidores possuem inúmeros descontos que tem por finalidade incentivar que façam o pagamento até a data do vencimento.  Um dos descontos que reduz entre 10% (dez por cento) a 20% (vinte por cento) o valor do imposto, é o do bom condutor, conforme abaixo demonstrado:

  • 10%: Motoristas sem infrações no ano anterior de pagamento;
  • 15%: Motoristas sem infrações nos últimos dois anos;
  • 20%: Motoristas sem infrações nos últimos três anos.

Estes descontos são concedidos somente para pessoas físicas e que os veículos estejam em seu nome. Além disso, é preciso requerer o desconto junto à Secretaria de Fazenda do Amazonas até 30 (trinta) dias antes da data de vencimento.

Ademais, é possível acumular descontos para o pagamento à vista, como por exemplo, o condutor de um veículo com placa final 1 e que está sem cometer infrações de trânsito há 2 (dois) anos. Por realizar o pagamento até o dia 31/01, o desconto será de 25% (10% para pagamento à vista e 15% de bom condutor).


Pagamento de Imposto dos anos anteriores – Não há quaisquer problemas realizar o pagamento do IPVA do ano corrente, mesmo estando em débito com a quitação do IPVA dos anos anteriores, porém para que possa ser realizado o agendamento da vistoria a ser feita pelo Detran IPVA AM 2019é preciso que não haja qualquer débito do IPVA.

Leia Também:

Portanto, se o proprietário ou possuidor do veículo automotor quiser realizar o pagamento do IPVA do corrente ano para poder evitar os acréscimos de juros e multas, poderá sem qualquer problema, mas como dito anteriormente, não conseguirá ter o CRLV, ou seja, Certificado de Registro de Licenciamento Veicular, enquanto não houver o pagamento dos débitos anteriores, caso estes existam.


Pagamento realizado em atraso – Ao realizar o pagamento até a data do vencimento, estará evitando:

Juros de mora: A taxa aplicada é a SELIC (Sistema de Liquidação e Custódia). Com isso, é cobrado os juros a partir do primeiro dia de atraso até o dia anterior ao pagamento.  A taxa é de 1% (um por cento).

Multa de mora: Será equivalente 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por cada dia de atraso. A multa é calculada a partir do primeiro dia de atraso até a data do pagamento.  Além disso, há um limite para a multa que é de 10% (dez por cento).

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

IPVA 2019 AM – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Amazonas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *