IPVA 2019 AC – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Acre)

A Lei 114 do ano de 2002, estabeleceu que anualmente deve ser cobrado o IPVA 2019 AC – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores por todos os Estados Brasileiro. Além disso, para que haja a obrigação de realizar o pagamento do IPVA é preciso ter a propriedade ou a posse de um veículo automotor de qualquer espécie.


IPVA 2019 AC


Para realizar o pagamento do IPVA Acre dos veículos automotores novos ou usados, seja do ano corrente ou dos anteriores, é preciso estar em mãos com o documento de arrecadação emitido pelo Detran AC IPVA, ou pela SEFAZ AC (Secretaria de Fazenda do Acre), justamente para regularizar quaisquer débitos.

IPVA 2019 AC

O contribuindo além de pagar o IPVA 2019 AC, também paga as taxas de licenciamento do Detran IPVA, assim como também o seguro obrigatório.  O pagamento do IPVA do exercício atual pode ser realizado, mesmo havendo débito referente aos exercícios anteriores, isto quer dizer, que o pagamento do exercício atual não quita os exercícios anteriores.

Leia Também:

Ademais, somente poderá receber o CRLV, ou seja, o Certificado de Registro de Licenciamento Veicular, se não houver qualquer débito referente ao IPVA Acre do ano corrente e anterior.

Consulta IPVA 2019 AC

O contribuinte do IPVA AC 2019 tem todo o direito de buscar mais informações quanto ao pagamento desse tributo. Uma forma de conseguir ficar bem informado e saber das ultimas atualizações é acessando o site do Detran AC.

Para realizar a consulta IPVA AC o proprietário do veículo deve seguir as instruções abaixo:

IPVA AC 2019

  • Acesse o site do Detran AC www.detran.ac.gov.br;
  • Informe o numero da sua placa;
  • Digite o RENAVAM do seu veiculo;
  • Clique em “Consultar veiculo”.

Valor do IPVA 2019 AC

Para os veículos automotores novos, seja nacional ou importado, terá o valor do IPVA AC calculado aplicando-se a alíquota própria sobre o preço total à vista, que consta na Nota Fiscal, seja este emitido pelo revendedor ou pela autoridade federal competente, por ocasião do desembaraço aduaneiro.
Agora se o veículo for usado, será aplicada a alíquota própria sobre o valor venal do veículo.

Este valor venal é estabelecido todo ano por meio de uma resolução específica e refletem os preços médios praticados pelo mercado.

Conforme citado acima, para cada grupo de carros há uma alíquota diferente a ser aplicada, senão vejamos:


2% (dois por cento) – Esta alíquota é aplicada para o veículos de passeio, incluindo os de esporte e de corrida, assim como também camionetas de uso misto e veículos utilitários.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

1% (um por cento) – Esta alíquota é aplicada para os veículos que tenham permissão para transporte público de passageiros, na categoria de táxi.


1% (um por cento) – Esta alíquota é aplicada para os demais veículos automotores, inclusive motocicletas e ciclomotores, registrados no órgão encarregado da administração do trânsito, ou na Secretaria de Fazenda.


Boleto IPVA 2019 AC

IPVA 2019 ACO proprietário de veículo automotor seja novo ou usado poderá realizar o pagamento do IPVA 2019 AC à vista ou parcelado. As pessoas que optarem por realizar o pagamento à vista, terá direito a um desconto de 10% (dez por cento).

Agora se a pretensão for realizar o pagamento do boleto IPVA Acre por meio do parcelamento, poderá fazer em até 03 (três) cotas. Cada cota corresponderá a 33,34% do valor correspondente ao IPVA 2019 e as outras duas cotas terão o valor correspondente a 33,33%.

É importante salientar, que a parcela não pode ser inferior a R$ 20,00 (vinte reais). Ademais, o proprietário ou possuidor receberá em o IPVA, já que a Secretaria de Estado da Fazenda e Gestão Pública remeterá o carnê devidamente preenchido, inclusive com data prefixada para o pagamento.

Leia Também:

Porém, caso o proprietário do veículo não receber o carnê até a data prevista para o pagamento, deverá procurar o Posto Fiscal do IPVA no Departamento Estadual de Transito do Acre ou Agência da Secretaria de Estado da Fazenda e Gestão Pública do seu Município.


Pagamento dos exercícios anteriores – O pagamento do boleto IPVA AC dos anos anteriores é pago da mesma forma que o do ano corrente, ou seja, por meio da Guia de Recolhimento de Débitos. Inclusive, o pagamento poderá ser realizado em cota única ou de forma parcelada.


Pedido de revisão do valor do imposto – Os contribuintes que não concordarem com o valor cobrado a título de IPVA 2019, poderão requerer a revisão na Secretaria da Fazenda do Estado do Acre. Inclusive, aqueles que estão domiciliados no interior do Estado poderão fazer o pedido de revisão na repartição fiscal de seu domicílio.


Requerimento de isenção e não incidência – O requerimento de isenção e não incidência dever ser feito junto a Secretaria de Fazenda do Estado do Acre. Inclusive, aqueles que residem no interior do Estado poderão, caso queiram, fazer o requerimento na repartição fiscal de seu domicílio.

Para saber se você pode ou não pedir isenção ou não incidência, é preciso verificar o estabelecido no art. 12 e 13 da Lei 114/2002.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPVA 2019 AC – Valor, Consulta, Boleto, Pagamento → (Acre)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *